sábado, 1 de abril de 2017

Jogo do Dinheiro

Assisti Jogo do Dinheiro (2016) de Jodie Foster na HBO On Demand. Não sabia da existência desse filme e péssimo o nome que colocaram no Brasil. O original é bem mais pertinente, Money Monster. Gostei demais. O roteiro é da história de Alan DiFiore e Jim Kouf.

George Clooney interpreta um apresentador de programa sobre investimentos, mas bem sensacionalista e cômico. Até que um atirador entra no estúdio e o faz refém. Fala muito desse mercado de investimentos, não sei se pessoas que conhecem bem o meio gostaram, se é relativamente próximo do real. Mas eu gostei demais.

George Clooney vem trabalhando em filmes questionadores e esse não é diferente. Jodie Foster também. E a diretora do programa sensacionalista é interpretada pela Julia Roberts. Os dois estão incríveis. O filme é tenso, muito bem editado. O rapaz que faz o sequestrador, Jack O´Connell, está incrível também.

O filme acaba falando de um único grupo que manipula milhões para ganhar individualmente muito dinheiro promovendo uma grande fraude. Mas acaba cutucando naquelas críticas à especulação pavorosa que os Estados Unidos fizeram gerando esse caos financeiro mundial e essa crise interminável. No início o personagem do George Clooney diz que antes as barras de ouro nos bancos mostravam que o seu dinheiro lá, que hoje tudo é virtual. Se pensarmos que em internet cabe tudo, um pouco de falta de escrúpulo de um já causa um desastre, imagine de muitos especuladores. E fala da globalização. Um que cria o sistema de apostas está em um país oriental, outro na Rússia, não há mais necessidade das pessoas trabalharem juntas, o que dificulta muito o seu rastreamento. Ainda no elenco estão Dominic West, Caitriona Balf, Christopher Denham, Giancarlo Esposito, Jake Choi, Lenny Venito, Emily Meade, Dennis Boutsikaris, Aaron Yoo  e Makhaola Ndebele.

Além de falar do mercado financeiro fala de televisão, de programas sensacionalistas. O apresentador acha que é adorado, mas no meio do programa descobre que as pessoas não estão se importando muito com o que vai acontecer com ele que tem alto índice de rejeição. Dessa falta de noção que celebridades tem. De perder a noção do real. 
Beijos,

Pedrita

14 comentários:

  1. Acho que Dominic West é o ator de Affair-seriado da Netflix.

    ResponderExcluir
  2. Vejo este filme como uma alegoria do que está a acontecer no mundo, devido às especulações financeiras e aos embates relativos aos interesses do capitalismo. É a arte falando - de novo - do que os meios oficiais não podem ou não querem falar, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente. fala muito ao que acontece hj em dia.

      Excluir
  3. Louca para assistir!! Vou aproveitar enquanto tenho os canais HBO.

    ResponderExcluir
  4. Oláááááááá Pedrita
    Concordo com vc quando diz que o titulo original é super adequado ao roteiro.
    Esse filme me impactou bastante, primeiro pela qualidade do roteiro e pela premissa atemporal, a edição e narrativa tem um time perfeito, as atuações estão excelentes.
    O mercado financeiro exposto em camadas, a credibilidade, o dinheiro "virtual", as especulações, a "dependência" ou interdependência que faz a ligação com as notícias veiculadas (e o sensacionalismo), a bolsa de valores, o bilionário mercado de armas (e da guerra).
    No decorrer da trama a gente se pega torcendo muito pelo "bandido" e a medida em que vamos conhecendo sua história assim como o Lee, nos vemos envolvidos e ... até hoje não me conformo com o final, embora soubesse desde o início que caminhava para esse desfecho :/
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, me impactou muito tb. ficamos realmente com pena do bandido. mas tb imaginei que seria difícil outro final.

      Excluir
  5. A premissa é muito interessante e o desenvolvimento do filme também. A única parte que não gostei foi da reviravolta final.

    Mas no geral é um bom filme.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, eu gostei de tudo. não tinha como ser diferente.

      Excluir
  6. Esse filme é muito interessante, só tem atores tops!
    Adoro o George Clooney!

    Bjoos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb gosto muito do clooney e gosto q ele procurar temas que questionam. não ficou no caminho fácil do galã e de filmes de fácil assimilação.

      Excluir

Cultura é vida!