quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A Gente Submersa

Assisti a peça A Gente Submersa de Marcelo Marcus Fonseca no Teatro do Incêndio. Que espetáculo!!! Que maravilha!!! Eu tinha lido algumas pessoas dizerem que os trabalhos desse grupo deviam ser vistos ao menos uma vez na vida, e nossa, concordo plenamente. Que experiência!

Amei tudo! Roteiro, objetos de cena e os figurinos, que figurinos. Os figurinos são de Gabriela Morato que também assina as coreografias das danças. As roupas são baseadas em trabalhos manuais, e com uma beleza estonteante de sobreposição de peças, milimétricos. Começa com uma oferenda a Iemajá e danças, impressionantes. Vários atores, juntos em movimentos precisos, muito impactante.

Há uma trama central que costura todos esses momentos. A peça fala da dificuldade de viver em uma cidade grande, dos fatos que atropelam as pessoas em cidades grandes. O trio vem do interior. Dois homens e uma mulher. Fruto de um trabalho de pesquisa de tradições e cultura popular, A Gente Submersa mostra como a cidade grande pode destruir esses costumes e como pode ser violenta. No elenco: Gabriela Morato, Elena Vago, Anderson Negreiro, Valcrez Siqueira, André Souza, Victor Castro e Marcelo Marcus Fonseca.

E jovens do projeto de Vivência Artística: Lia Benacon dos Santos, Bianca Brandino de Castro Assis, Lucas Galhardo Dantas, João Lucas dos Reis Gonçalves, Ellen da Costa Marins, Pedro Henrique Rocha Vieira, Hisadora Benevides de Oliveira, Thalía Melo Macedo, Julieta Guimarães, Antônio Carlos Soares Augusto, Mariana Cortez Lima Ribeiro, Raquel de Lacerda e Vinicius Santos Julião. A direção de iluminação é de Kleber Montanheiro. Muito bacana que tem música ao vivo, também tem música gravada, mas tem ao vivo, sem falar nos sons que os grupos fazem, incrível! A Gente Submersa fica em cartaz até 10 de dezembro. Precisa chegar cedo pra garantir o ingresso porque lota rápido.
As fotos são de Giulia Martins
Agora a Cia. Teatro do Incêndio tem a sua sede própria no Bexiga, que lugar simpático! E a peça A Gente Submersa anda lotando. Tanto que não teve ingresso pra todo mundo que apareceu. Eu quase fiquei sem lugar. E é muito bacana porque recebemos um envelope onde colocamos o quanto achamos que vale o espetáculo. Eu acho que vale milhões, mas em tempos de crise a gente colabora com quanto dá. Por isso tem muito jovem que vai assistir. Qualquer um pode assistir mesmo que não tenha recursos. Muito democrático. Espero que quem tenha recursos seja justo com a colaboração.

Quando fui preparar esse post é que descobri que já vi um lindo espetáculo desse grupo, Joana D´Arc que comentei aqui. Vi em 2011. Adoro essa possibilidade do blog de eu poder lembrar o que fiz culturalmente e quando. Gosto muito de redes sociais, mas as informações por lá são bem mais voláteis. Dificilmente conseguiria saber que vi uma peça dessa grupo em 2011 e saber o que pensei na época.
Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Olá, Pedrita!
    Pela resenha e fotos realmente um grande espetáculo!

    Beijos, ótimo fim de semana ♥

    ResponderExcluir
  2. Esta apresentação deve ser mesmo muito legal, estou precisando ver algo assim, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Essa peça deve ser ótima.
    Bom final de semana!
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu não conheço (ainda) o Teatro do Incêndio. Pesquisei aqui e vi que fica na 13 de Maio... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, acho que vai gostar. é isso mesmo. na 13 de maio lá no comecinho, quase na 9 de julho.

      Excluir
  5. O teatro é interessante, vi na foto.
    A peça acho que não faz meu estilo (pelas fotos)

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedrita
    Que t-u-d-o!
    Queria muito assistir <3
    cenário, iluminação, música ao vivo, figurinos e uma história que alinhava tudo redondinho!
    Com certeza eu iria amar *__*
    Lindas as fotos, obrigada pro compartilhar
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir

Cultura é vida!