terça-feira, 19 de setembro de 2023

Musical Dominguinhos

Assisti ao musical Dominguinhos no Teatro Bravos. Queria muito ver esse espetáculo desde que vi notícias que estava em cartaz no Rio de Janeiro. Fiquei muito feliz que veio pra São Paulo. A direção é de Gabriel Fontes Paiva, direção musical de Myriam Taubkin e dramaturgia de Silvia Gomes.

A lembrança que eu tinha do Dominguinhos era essa mais recente. Sabia que ele tinha sido um grande compositor e intérprete, que tinha tocado com grandes artistas, mas tudo muito vago.

Na infância Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga que o ajudou financeiramente. No adolescência ele procurou Luiz Gonzaga e passou a tocar com ele. Gostei muito do musical, é música que não acaba mais com ótimos músicos, muitos instrumentos: Cosme Vieira, Hugo Linns, Jam da Silva, Fitti, Wilson Feitosa Zé Pitoco. Liv Moraes, que está no elenco, é filha de Dominguinhos com Guadalupe, outra cantora que fazia parceria com o músico.

Eu vi o excelente trabalho da Fitti naquela série musical maravilhosa Só Se For Por Amor. E fiquei surpresa que ela interpreta Anastácia que nunca tinha ouvido falar. 

Foto de Priscila Prade
Anastácia é o nome profissional de Lucinete Ferreira, hoje com 82 anos. Grande compositora que eu desconhecia por completo, compôs inúmeras obras, várias muito conhecidas e muitas com Dominguinhos, como a famosíssima De Volta para o meu Aconchego. Eles foram casados de 1967 a 1978. Viajaram tocando, cantando e compondo loucamente. Ela é letrista de mão cheia e ele fazia melodias lindas com suas letras. Tem vídeos no Youtube, a discografia dela no Spotify e várias obras cantadas por grandes intérpretes.
Inesquecível a interpretação de Fitti para a lindíssima canção Contrato de Separação de 1979. Dominguinhos tocou com Gilberto Gil, Elba Ramalho, Toquinho e inúmeros grandes artistas, além de sua carreira solo primorosa. Suas músicas foram eternizadas por vários intérpretes. Gostei muito de conhecer um pouco mais de Dominguinhos.




Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Esse musical deve ter sido muito legal Pedrita.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que conheço quase todas as músicas de Dominguinhos. Muito bom. Trabalhou com Luiz Gonzaga acho que sempre. Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, deve conhecer da anastácia tb. todos são incríveis. tb conheço várias canções, por vários intérpretes.

      Excluir
  3. Eu tenho muita vontade de saber mais sobre a biografia/musicografia de Dominguinhos, enorme sua contribuição para a música e arte ❤ deve ter sido sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu vi que conhecia só os últimos anos e mesmo assim muito pouco.

      Excluir

Cultura é vida!