domingo, 27 de janeiro de 2008

O Céu que nos Protege

Assisti O Céu que nos Protege (1990) de Bernardo Bertolucci em DVD na casa da minha irmã, inclusive é aqui que estou postando, meu computador resolveu que não vai ligar e vai para o conserto amanhã. Eu simplesmente amei O Céu que nos Protege! Amo esse diretor e seus filmes intimistas. O roteiro é baseado no livro de Paul Bowles e é uma co-produção entre Itália e Inglaterra.

O Céu que nos Protege é de uma beleza maravilhosa. Um casal em crise resolve fazer uma viagem de aventura. Parece que desejam realmente fugir de si mesmos e de seus conflitos. Viver o externo para não ter que olhar para dentro de si. O elenco é simplesmente maravilhoso e estão belíssimos: Debra Winger, John Malkovich e Campbell Scott. Possivelmente pelo filme trazer esse elenco que é falado principalmente em inglês. Os dois estão constamente brigando, só encontram a paz um longe do outro. É de uma época que homens ricos e bem sucedidos gostavam de fazer viagens excêntricas. Mas como eles são pretensiosos e profundamente protegidos, eles têm enorme dificuldade de lidar com os imprevistos. Parece que eles se sentem tão onipontes, prepotentes, que não imaginam que a vida não é tão fácil assim, que dirá comprável. Nosso protagonista acha que o dinheiro compra tudo, até ajuda em algumas questões, mas não resolve. É estranho como esse espírito de aventura comprável, alienada e exacerbada tem nova força nos dias de hoje, sem noção de limites e realidade.


Eu gostei muito de O Céu que nos Protege. A trilha sonora é maravilhosa, tanto que ganhou Globo de Ouro e Bafta. E a fotografia é outro presente. As paisagens durante a viagem são simplesmente maravilhosas. A incrível direção de fotografia é de Vittorio Storaro. Deve ter sido um filme muito difícil de realizar.



Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Sugestão anotada. Parece ser um bom filme para ser assistido a dois... Beijo grande!
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é lindo! Também adoro o Bernardo Bertolucci.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedrita.

    Os japoneses estão mais do que representados no teu blog, inclusive pela música do Ryuichi Sakamoto."O Céu Que Nos Protege" é um daqueles filmes que sempre me voltam à memória, por uma razão ou outra...Eu o assisti no cinema, no ano do lançamento. Marcante!

    Beijos,

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, já ouvi falar muito neste filme, mas nunca o assisti.
    Gosto da música.

    Espero que logo seu computador volte a vida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. aqueta, é bastante triste, mas muito lindo.

    marcelo, obrigada. Ryuichi Sakamoto é o compositor premiado de o céu que nos protege, mas não achei a música do filme, coloquei essa.

    marion, acho que vc e o wally gostariam. meu computer está agora em obsevação hehe, mas já funcionando hehe, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Essa não! Ainda não assiti esse filme! Lamentável.
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Lembro que não gostei mas vi há taaaaaaaaaaaaaaaaanto tempo. Acho que o problema provavelmente era eu (muito jovem e sem repertório) e não o filme.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom mas estranhamente esquecido. Boa interpretação da Debra Winger, como é costume.

    Abraço

    ResponderExcluir

Cultura é vida!