quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Dezembro Ardente

Assisti Dezembro Ardente (1973) de Sidney Poitier no Cinemax. Imagino que o ator tenha feito o que muito negros fazem, conseguir fazer o seu próprio filme para poder protagonizar e ter um bom papel, já que em muitos filmes os atores negros ficam de coadjuvantes. Gostei de Dezembro Ardente, um pouco melodramático demais, mas é bem interessante porque valoriza a cultura afro.

Nosso protagonista é um médico americano bem sucedido que viaja com sua filha de férias para Londres. Ele é viúvo e lá conhece uma mulher que é sobrinha de um embaixador africano. Inclusive o figurino dela é belíssimo! Alguns bem anos 70, outros da cultura afro, lindíssimos!


Achei esquisito o filme dar um tom que seria de suspense e não é, mas é um bom filme. Como disse o que gostei é que ele e essa mulher gostam muito de programas culturais e todos que são apresentados em Dezembro Ardente são da cultura afro. Só não mostram um espetáculo de dança em um teatro. Mostram o saguão lotado da elite local aguardando a apresentação, mas ela não existe efetivamente. As músicas são incríveis e todas de compositores negros, inclusive uma banda em um bar animado que eles vão. É um ótimo filme para a identidade de uma cultura.
É muito linda a moça interpretada por Ester Anderson, que também coloca h na grafia do seu nome. A menina que interpretou a filha do nosso protagonista é Yvette Curtis e atuou em só um filme a mais no ano seguinte. Outros do elenco são: George Baker, Earl Cameron e Johnny Sekka.
Música do post: Baai

Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Isso deve ser algo que vale a pena assistir...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  2. O mais incrível é ver coisas naquela época mesmo, como realmente eram. Vou ver se consigo ver esse filme, mas acho que vai ser mais um daqueles... Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Gosto dele. Gostei da foto do cartaz amassado. Ficou engraçada!E a roupa da doll está show!

    ResponderExcluir
  4. aqueta, deve ser difícil de achar mesmo.

    marion, achei tão engraçado o cartaz e não achei outras fotos que resolvi colocar. a roupa lembra uma que a atriz usava, vc vai gostar dos figurinos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Sidney Poitier. "Adivinha quem vem para jantar" para mim é uma das grandes obras do cinema. Mas este não vi. É preciso!!!! :)

    ResponderExcluir

Cultura é vida!