segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Caminho para Meca

Assisti a peça O Caminho para Meca de Yara de Novaes no Teatro Cosipa Cultural. Uma amiga em convidou para ver esse espetáculo e não titubeei. É com a maravilhosa Cleyde Yáconis que simplesmente arrasa! Tinha visto há uns anos ela deslumbrante em Longa Jornada de um Dia Noite Adentro e não queria perder esse espetáculo. O texto me surpreendeu, é fascinante, não conhecia nada desse autor Athol Fugard que nasceu na África do Sul. Gostei tanto das frases que fui procurar livros do autor, achei traduzido somente um na Livraria Cultura e já coloquei na minha lista de desejos.

O texto é inspirado em Helen Elizabeth Martins, que viveu entre 1897 e 1976 em um vilarejo na África do Sul. Ela recebe uma visita inesperada de uma amiga que viajou 12 horas de carro para vê-la. Helen está com bastante idade e relata a amiga que o pastor e moradores do vilarejo desejam enviá-la para um asilo. Esse pastor inclusive aparece mais tarde para buscar a assinatura de sua suposta amiga. O texto fala de preconceito, racismo, oportunismo, solidão. É de uma beleza inestimável. Essa senhora solitária é uma artista e é incompreendida pelos habitantes convencionais de onde mora. A amiga é interpretada por Lúcia Romano e o pastor por Cacá Amaral. Gostei demais do cenário de O Caminho para Meca de André Cortez e da belíssima iluminação de Telma Fernandes. As belíssimas fotos são de João Caldas.

Essa peça estreou um novo espaço cultural, o Teatro Cosipa Cultura. Fiquei muito feliz de ver mais um espaço cultural em São Paulo e fora dos locais tradicionais. Várias vezes ouço conhecidos dizerem que não vão ao teatro porque ficam longe. Acho muito importante a criação de espaços culturais em vários bairros da cidade. O Teatro Cosipa Cultura me impressionou pela facilidade de chegar. É um pouco longe de onde moro, mas é tão fácil e seguro que fiquei tranqüila. Fica em frente aos prédios do Itaú, ao lado do Metrô Conceição e com estacionamento dentro. O teatro fica dentro do Centro Empresarial do Aço que também não conhecia. E fiquei impressionada como o teatro é grande e bem dimensionado.
Música do post: Ladysmith Black Mambazo - Ngingenwe Emoyeni (South Africa)

Beijos, Pedrita

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Aquela mansão em Higienópolis é o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo? Poxa vida, eu estudei no Sion, por 13 anos, que fica a frente e não sabia kkkk...Bjs e parabéns pelo novo visual do blog! Ficou mais leve. Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito da Cleyde Yáconis, mas a peça me parece muito triste , não?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que fizeram essa peça aqui no Brasil. Quero muito assistir!
    Já vi 3 vezes em Buenos Aires, com a China Zorrilla (atriz de Elsa e Fred), inclusive eles se apresentaram em Porto Alegre no ano passado.

    Esse teatro novo ficou muito bonito.

    ResponderExcluir
  4. que bom que gostou, querida, fico feliz. Infelizmente não partilho da mesma opnião, o texto não me pegou, achei bem enfadonho. Mas ver a Cleyde em cena é sempre um grande prazer. Beijos, Erika

    ResponderExcluir
  5. Ei!! Blog com novo visual. Acho que eu preferia o outro, com um clima mais cult.
    Legal saber desse novo teatro. Adorei que você colocou a música da Ladysmith Black Mambazo. Desde que eles gravaram com o Paul Simon, fiquei fã desse conjunto.
    Denise

    ResponderExcluir
  6. aqueta, acho que esse espetáculo vai ser mais difícil de ver já que não deve viajar. mas há o livro no idioma original, em inglês.

    fabio, não é em frente ao sion não, é um quarteirão antes da angélica, não depois. mas era onde ficava o consulado da itália, faz pouco tempo que o istituto italiano di cultura está lá e faz menos tempo ainda que tem promovido eventos gratuitos lá.

    marion, a moça que viaja vai para defender a amiga então atenua um pouco a tristeza.

    camila, que máximo, é raro eu falar de peças de teatro e alguém ter visto ao menos alguma montagem. adorei. eu tb gostei do teatro.

    erika, eu amei o texto. obrigada pelo convite.

    oi dê, eu achei esse cult tb hehe. nossa, vc conhece a música, procurei por south africa na verdade, nunca tinha ouvido. queria uma música para ilustrar o post da obra desse escritor sul-aficano.

    ResponderExcluir
  7. Será que ninguém filmou a peça com Cleide Yáconis e a guardou pra prosperidade em algum arquivo acessível? @ a.versiani (Instagram)

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria imensamente de assistir essa peça. Seria possível, mesmo após seu passamento?(alguém pode ter filmado)

    ResponderExcluir
  9. Quero assistir a peça. Meu email: andreversiani@gmail.com

    ResponderExcluir

Cultura é vida!