terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Qualquer Coisa Conta História

Fui ao espetáculo Qualquer Coisa Conta História no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Adorei o espetáculo que é também da série Contos Clássicos, portanto há encenação e música. Dessa vez é baseada na história da Mamãe Ganso composta por Maurice Ravel. A Mamãe Ganso é uma famosa contadora de histórias, como a Carrochinha. Há dois atores no palco Antonio Karnewale e Sofia Portto e um piano a 4 mãos com os pianistas Nivaldo Tavares e Sylvia Theresa. Todos ótimos! Karnewale dirige o espetáculo. Eu gostei tanto, mas tanto, que no final queria um saco para começar a buscar minhas histórias pelo mundo.

Mamãe Ganso conta várias histórias, acompanhada do menino. Cada história é contada de uma forma, uma com panos, outra com letras, outra com desenhos, uma com dança. Para estimular a imaginação das crianças. Me encantei tanto! Depois os atores conversaram com as crianças quando acabou o espetáculo. E contaram que preferiram deixar as histórias como foram originalmente concebidas na época que Ravel compôs a música. As histórias são bem mais trágicas das que conhecemos, que dirá a do Pequeno Polegar. Eles comentaram que até atenuaram seu lado trágico. Também contaram que as histórias escolhidas foram as mesmas que inspiraram o compositor. Mamãe Ganso contou ainda a história da Bela Adormecida e A Bela e a Fera. Fiquei encantada!
Obrigada a todos pelos parabéns aos meus 7 anos de blog.

Música do post: Ravel - Gaspard de la Nuit - Le Gibet - Pablo Gusmão



e


Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Já fui conferir... mas inda não li o livro daquele texto :(

    Quanto ao seu post deu uma vontade de ver... será que vem pro Rio...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. como se lê e ouve, por aí também acontecem coisas muito interessantes culturalmente.

    ResponderExcluir
  3. querida, incluí você na lista de 8 amigos bem queridos que convidei para uma brincadeira que está rodando o mundo. Passa lá prá ver. Bjs. Erika Riedel

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita!
    As histórias para crianças fazem viver em nós a criança que vive no nosso interior. Pelo que lemos o espectáculo deve ter sido soberbo.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  5. oi pedrita, estórias infantis são muito boas, ainda mais quando os atores interagem com o público; e com Ravel então; um bolero pra imaginação, bjs.

    ResponderExcluir
  6. ana, essa série começou no ccbb em brasília, veio pra cá, quem sabe vai ao rj nas próximas férias. fez muito sucesso aqui em são paulo. pode ser que viaje mais sim.

    geocrusoe, é verdade.

    erika, adorei.

    paula e rui, eu adorei reviver meu lado criança nesse espetáuclo.

    marcos, tenho que confessar que não gostei em nada da história do pequeno polegar.

    ResponderExcluir
  7. 7 anos de blog???????? Uau! Parabéns mesmo. E não só pelos 7 anos, mas por tudo o que já postou, comentou com a sua sinceridade de sempre: o que gostou, o que não, o que recomenda...

    E menina, que saudades, sabia?

    Beijão.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!