segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button

Assisti no cinema O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) de David Fincher. Gostei! Fui com minha mãe. Ela estava com vontade de ver mais um filme que concorria ao Oscar, ela gostou da brincadeira da semana passada. É um bom filme, com um roteiro bem desenvolvido, ótimo elenco, maravilhosa fotografia e criatividade de câmera. Mas não achei maravilhoso! Foi criativa a ideia de pegar o conto do Scott Fitzgerald e transformá-lo em filme e foi inteligente a forma como o conto foi desenvolvido em filme. É sobre um homem que vive ao contrário, exatamente como o relógio que colocam na estação. Ele nasce velho e vai remoçando durante o filme. A maquiagem e os efeitos para fazer todos velhos, inclusive o bebê, que já nasce com artrite e catarata é excelente!


Eu e minha mãe ficamos chocadas no início quando o pai tenta jogar o filho recém-nascido no rio. Mas depois, avaliando o roteiro, é inteligente a ideia de colocar esse recém-nascido em uma casa de repouso. Talvez ele não tivesse sobrevivido se tivesse vivido em uma casa onde ele era o diferente. Ele ia se sentir rejeitado e não ia gostar de si. Como ele viveu entre idosos, onde ele era só mais um com limitações. Onde ele lidou muito cedo com o ir e vir dos idosos, com a morte. Ele lidou bem com a sua diferença. Ainda me surpreendeu essa mãe postiça, que mesmo morando quase no porão, em um quarto mínimo, adota essa criança diferente e o cria como se ele fosse um igual. Todo o roteiro é muito inteligente e muito bem desenvolvido.

Brad Pitt está mais lindo que nunca e eu gosto muito do desempenho dele. Também adoro a atriz Cate Blanchett. Gostei muito da atriz que faz a mãe do menino, interpretada por Taraji P. Henson. Adorei as lindas meninas que fazem a personagem da Cate Blanchett criança e jovem, Elle Fanning e Madisen Beaty. Alguns outros do elenco são: Julia Ormond, Jason Flemyng, Tilda Swinton, Edith Ivey, Elias Koteas e Mahershalalhashbaz Ali.

Por enquanto O Curioso Caso de Benjamin Button ganhou 3 prêmios no BAFTA de Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.

Música do post: Louis Armstrong - Amazing Grace (trumpet instrumental)




Beijos,


Pedrita

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu adorei esse filme.. As três horas passaram voando... Isso é sinal de um filme bem idealizado... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, minha cara, dou pouca importãncia à festa do Oscar. E, confesso, no momento tenho outras prioridade em matéria de cinema. Ainda não me programei para ver o filme em questão. Mas gostei de sua maneira de ver e comentar o filme. Como, aliás, sempre acontece. O seu olhar procura se equilibrar entre o crítico-informativo e o amoroso-conhecimento. Ou seja, um olhar estimulante. O que é muito bom.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pedrita, morro de vontade de ver esse filme mas só acontecerá quando sair em vídeo pois moro numa cidadezinha que não possui cinema, infelizmente.
    Sabe quando você lê tanto sobre algo que parece que já viu?
    Mas a vontade só aumenta...
    Boa semana para você.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita

    Eu simplesmente adorei este filme e o modo como o tempo, de um modo ou de outro, nos acaba por levar a melhor. E os actores são, de facto, muito bons.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita!
    Ainda não vimos, mas está na lista!
    Este fim-de-semana vimos "Revolutionary Road" e fomos surpreendidos pela última obra do Sam Mends. As interpretações da KateWinslet e do Leonardo Di Caprio são magnificas.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, estou bem curiosa para ver este filme. Adoro o casal de protagonistas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Só um detalhe. O filme é do David Fincher, não do Boyle.

    ResponderExcluir
  8. massa, mas esse filme nnao é de Danny Boyle e sim de David Finch o.Ô

    ResponderExcluir
  9. Outro dos filmes que me despertam curiosidade... vou tentar vê-lo

    ResponderExcluir
  10. Oi pedrita, eu gostei muito do filme, principalmente na parte em que Brad e Cate Blanchett se reencontram quando estão com a mesma idade.

    Realmente um filme encantador, no qual vi muita ternura e amor quando "Benjamin" no início ou final de sua vida se encontra amparado pelo colo da atriz. bjs

    ResponderExcluir
  11. fabio, pra mim as horas se arrastaram um pouco.

    moacy, eu gosto dessa festa americana. mas vejo como algo parcial, não mundial. é um prêmio para filmes americanos.

    elaine, sempre me impressiono com cidades sem cultura.

    isabel, eu gostei.

    paula e rui, eu quero ver revolutionary road.

    marion, tb gosto dos protagonistas.

    evandro, obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Eu tô doida pra ver esse filme, tá passando aqui pertinho meu problema é com quem deixo os pimpolhos. Quer vir fazer baby siter prá mim?, rs.

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Agora misturou os dois. Um é o David Fincher, outro é o Danny Boyle.
    Se bem que uma união de ambos até seria interessante.

    ResponderExcluir
  14. Benjamin Button é filme que ficará para sempre na cabeça e no coração das pessoas. Maravilhoso. Brad está ótimo lindo. A Cate deslumbrante.Eles fazem o melhor par do cinema atual.

    Ana

    ResponderExcluir

Cultura é vida!