sábado, 24 de outubro de 2009

O Homem que Sabia Javanês

Assisti O Homem que Sabia Javanês (2004) de Xavier de Oliveira no Canal Brasil. É baseado no conto homônimo de Lima Barreto que achei na internet já que é de domínio público. Depois de ver o filme li o conto também. É um divertido conto, irônico, cheio de críticas ao Brasil, sobre um homem que finge que lê javanês para lecionar para um senhor idoso e consegue muito sucesso em sua empreitada. O nosso falsário é interpretado pelo Carlos Alberto Riccelli. Nosso protagonista conta sua proeza em uma confeitaria e o amigo é interpretado pelo Sergio Mamberti. O idoso pelo maravilhoso Sérgio Viotti. É um filme bem interessante, curto, de uma hora de duração com algun poucos cenários, atores e figurantes. Não achei uma única foto para ilustrar o post.
Trechos de O Homem que Sabia Javanês de Lima Barreto:
"Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas etc".Ora, disse cá comigo, está ali uma colocação que não terá muitos concorrentes; se eu capiscasse quatro palavras, ia apresentar-me. Saí do café e andei pelas ruas, sempre imaginar-me professor de javanês, ganhando dinheiro, andando de bonde e sem encontros desagradáveis com os "cadáveres".
"Dentro em pouco, dava a minha primeira lição, mas o velho não foi tão diligente quanto eu. Não conseguia aprender a distinguir e a escrever nem sequer quatro letras. Enfim, com metade do alfabeto levamos um mês e o Senhor Barão de Jacuecanga não ficou lá muito senhor da matéria: aprendia e desaprendia."

Música do post: Chorinho - Chiquinha Gonzaga - Flor Amorosa






Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler o livro, achei a história tão inusitada!!!!Se ele não sabia javanês, que raio de língua ele ensinava para o homem????
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do conto, mas não vi o filme. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita.

    Não sabia que existia esse filme.
    O conto eu também não li. Vou anotar.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  4. la sociére, eu consegui ler nesse link que coloquei.

    elvira, eu nunca tinha ouvido falar nesse filme até ontem.

    fatima, eu tento ser eclética pq acho que é bom diversificar e não fechar o olhar.

    ResponderExcluir
  5. Vc é uma danada Pedrita. Muito bom ler esta postagem de 2009

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tb gosto de blogs pq fica tudo registrado. nas redes sociais as postagens se perdem.

      Excluir

Cultura é vida!