sábado, 27 de fevereiro de 2010

Espíritos Indômitos

Assisti Espíritos Indômitos (1950) de Fred Zinnemann no Telecine Cult. Vi que ia passar um filme com o Marlon Brando novinho e quis ver. Ele é um soldado na guerra, leva uma bala e fica paraplégico. Vai para um hospital de veteranos paraplégicos. O filme é muito bem construído, em uma enfermaria com vários paraplégicos mostra várias reações psicológicas e físicas dos soldados. Marlon Brando faz aquele que se nega a se ajudar e a se adaptar. Termina um noivado e fica agressivo. Ele está excelente.

A noiva é inter-pretada por uma atriz que adoro, a bela Teresa Wright. Há um médico inter-pretado por Everett Sloane. Gostei quando esse médico questiona a noiva, se o fato dela insistir em continuar o noivado mesmo o noivo não querendo, se não era por pena, se ela não confundia pena com amor. Espíritos Indômitos questiona situações bem diversas. Em uma conversa do médico com os familiares, e as dúvidas deles, mostram vários lados de cada caso. Como uma enfermeira que se apaixonou por um paciente e eles iriam se casar. Também mostra a família da noiva se opondo ao casamento, dizendo que ela vai ganhar o cargo eterno de enfermeira. Espíritos Indômitos é bem realista. Eu achei que no início o Marlon Brando estava mais franzino e com os exercícios para os braços ele fica mais forte no decorrer do filme, mas não sei se foi só impressão ou truque cenográfico.

From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Cara Pedrita
    Este filme choque de Fred Zinnemann surpreendeu meio mundo na época da sua estreia, no entanto as relações entre Brando e o cineasta foram bastante turbulentas, por parte do actor, já Teresa Wright só pretendia terminar o filme e fugir dali, ta era o ambiente que se vivia no plateau.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. eu tambem vi e gostei muito,
    o marlom brando estava mais lindo que nunca!

    ResponderExcluir
  3. Nossa. já fiquei de ver este filme diversas vezes e até não consegui. Pode? Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Também eu adoro, a bela Teresa Wright, não por termos o mesmo nome, mas porque era (agora já não filma)uma actriz excelente.
    O Marlon Brando foi um dos grandes actores de Holywood, mas uma pessoa díficil.
    Em suma: um filme fantástico, tendo com um elenco de eleição.

    ResponderExcluir
  5. Tem muito tempo que vi Espíritos indômitos. Mas Zinnemann é o autor de um dos maiores clássicos do cinema americano: Matar ou morrer. E autor de outro filme bastante cultuado: A um passo da liberdade. Gosto bastante dos dois, sobretudo do primeiro.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  6. paula e rui, não deve ter sido um filme fácil de realizar e ainda lidar com o intempestivo marlon brando ainda mais jovem, qd somos mais rebeldes.

    ed, eu tb tenho uns filmes q fogem de mim.

    ResponderExcluir
  7. Pedrita me lembro do filme e Marlon Brandou fazia um sucesso tremendo. Mas ele era conhecido pelo mal humor que tinha.

    Bjao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!