quarta-feira, 12 de maio de 2010

Em Direção ao Sul

Assisti Em Direção ao Sul (2005) de Laurent Cantet no Telecine Cult. Era uma noite de poucas possibilidades, só tinha anotado esse, mas sem muito empenho. Fui ver e me surpreendi, apesar de muito silencioso, Em Direção ao Sul é um filme de uma profundidade assustadora e é baseado em três histórias do livro de Dany Leferrière de Porto Príncipe. Em Direção ao Sul não vai mais passar esse mês na programação, raramente passa. Comentando com o 007, ele disse que já tinha visto também e gostado muito. Mulheres sozinhas com mais de 40 anos costumam ir no verão a uma praia no Haiti na década de 70. Parecem não se importar com o que veem quando chegam de avião e atravessam uma cidade que está sob um regime ditatorial. Na praia elas se divertem com negros haitianos, na praia e no hotel, ou dão presentes ou dinheiro em retribuição. Cada uma lida de forma diferente com os negros, mas todas só convivem com eles naquela paisagem paradisíaca.

O texto todo é bastante ácido, elas querem se divertir, uma até parece se preocupar um pouco com a situação no país quando afeta quem ela gosta, mas não vai muito longe disso. O elenco é excelente, a protagonista é a maravilhosa e belíssima Charlotte Rampling, fazem o trio com ela os atores Karen Young e Ménothy Cesar. Compõe ainda o elenco Louise Portal, Wilfiried Paul, Anotte Saint Ford e Jackenson Pierre Olmo Diaz. Muitos negros só trabalharam nesse  filme.


From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

5 comentários:

  1. Menina
    Assisti quem quer ser um milionário, vc já viu?

    Se tiver algo por aqui me fale, pois queria fazer um post e queria colocar aos seus olhos....

    Não sou muito boa para descrição de filmes, pode ser?? beijos

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao vídeo que vc colocou na postagem e adorei!! Do meio para o final, muda o ritmo... bem louco :)
    Bj

    ResponderExcluir
  3. naum conheço
    mais parece otimo o enrredo
    abraço Pedrita

    ResponderExcluir
  4. barbie, ainda não me animei de ver esse filme pq me incomoda a forma como o diretor usou o elenco. ele jura q ajudou os meninos, mas tudo o q tenho lido não parece q foi bem assim.

    la socière, a ilusão fica mais clara mesmo do meio pro final do filme.

    gammelo, o roteiro é excelente, fiquei com vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  5. Cara Pedrita
    Não conhecemos o filme, infelizmente, mas ficou registado, porque adoramos os actores e o cineasta.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!