Assisti Em Direção ao Sul (2005) de Laurent Cantet no Telecine Cult. Era uma noite de poucas possibilidades, só tinha anotado esse, mas sem muito empenho. Fui ver e me surpreendi, apesar de muito silencioso, Em Direção ao Sul é um filme de uma profundidade assustadora e é baseado em três histórias do livro de Dany Leferrière de Porto Príncipe. Em Direção ao Sul não vai mais passar esse mês na programação, raramente passa. Comentando com o 007, ele disse que já tinha visto também e gostado muito. Mulheres sozinhas com mais de 40 anos costumam ir no verão a uma praia no Haiti na década de 70. Parecem não se importar com o que veem quando chegam de avião e atravessam uma cidade que está sob um regime ditatorial. Na praia elas se divertem com negros haitianos, na praia e no hotel, ou dão presentes ou dinheiro em retribuição. Cada uma lida de forma diferente com os negros, mas todas só convivem com eles naquela paisagem paradisíaca.
O texto todo é bastante ácido, elas querem se divertir, uma até parece se preocupar um pouco com a situação no país quando afeta quem ela gosta, mas não vai muito longe disso. O elenco é excelente, a protagonista é a maravilhosa e belíssima Charlotte Rampling, fazem o trio com ela os atores Karen Young e Ménothy Cesar. Compõe ainda o elenco Louise Portal, Wilfiried Paul, Anotte Saint Ford e Jackenson Pierre Olmo Diaz. Muitos negros só trabalharam nesse filme.
barbie, ainda não me animei de ver esse filme pq me incomoda a forma como o diretor usou o elenco. ele jura q ajudou os meninos, mas tudo o q tenho lido não parece q foi bem assim.
la socière, a ilusão fica mais clara mesmo do meio pro final do filme.
gammelo, o roteiro é excelente, fiquei com vontade de ler os livros.
Menina
ResponderExcluirAssisti quem quer ser um milionário, vc já viu?
Se tiver algo por aqui me fale, pois queria fazer um post e queria colocar aos seus olhos....
Não sou muito boa para descrição de filmes, pode ser?? beijos
Assisti ao vídeo que vc colocou na postagem e adorei!! Do meio para o final, muda o ritmo... bem louco :)
ResponderExcluirBj
naum conheço
ResponderExcluirmais parece otimo o enrredo
abraço Pedrita
barbie, ainda não me animei de ver esse filme pq me incomoda a forma como o diretor usou o elenco. ele jura q ajudou os meninos, mas tudo o q tenho lido não parece q foi bem assim.
ResponderExcluirla socière, a ilusão fica mais clara mesmo do meio pro final do filme.
gammelo, o roteiro é excelente, fiquei com vontade de ler os livros.
Cara Pedrita
ResponderExcluirNão conhecemos o filme, infelizmente, mas ficou registado, porque adoramos os actores e o cineasta.
Beijinhos
Paula e Rui Lima