sábado, 1 de maio de 2010

O Viajante

Assisti O Viajante (1999) de Paulo Cezar Saraceni no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme que passa com regula-ridade nesse canal, mas não conseguia. É o último da Trilogia da Paixão, não sei se acho os outros na programação. O filme é baseado no livro de Lúcio Cardoso que fiquei com vontade de ler. É um filme difícil. Duas mulheres se apaixonam por um caixeiro viajante sedutor e fazem desatinos por ele. A viúva é a que vai mais longe. A viúva é interpretada magistralmente pela Marília Pêra, o filme é ela e pra ela. O texto é todo poético, o filme é muito erótico só em tempos e olhares. Uma cena em que ela vestida e tira os anéis é muito erótica, sem ser uma cena de amor, é uma cena solitária como quase todas as cenas dessa grande atriz.

O caixeiro é o belo Jairo Mattos. A jovem donzela é a bela e talentosa Leandra Leal que tanto adoro. O tio que acolhe a sobrinha é interpretado pelo maravilhoso Nelson Dantas. A fotografia é do maravilhoso Mário Carneiro. A trilha sonora maravilhosa é do Tom Jobim adaptada pelo filho dele, o Paulo Jobim e pelo Sérgio Guilherme Saraceni. O Milton Nascimento aparece no filme interpretando personagens e canções. Uma canção é interpretada pela Célia & Celma. Outros do elenco são: Roberto Bonfim, Myriam Pérsia e André Valli

From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita,
    a Lygia Clark foi uma das pessoas mais incriveis que tive o privilegio de conhecer tête a tête....

    ResponderExcluir
  2. Pedrita,
    Vi suas mãos!
    Estava lendo o O que elas estão lendo? e via o post sobre o encontro. Eita menina misteriosa!!!

    Sobre o filme: na verdade é mais sobre o Jairo Matos: ele foi muito sub-aproveitado na televisão. Acho que agora está no ar mas já passou a melhor fase física. Mas é um bom ator, toamra que permaneça por mais tempo dessa vez.
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI CURIOSA COM ESSE FILME.
    E quem é Jairo Matos?
    Sera que eu sei quem , e qual seu trabalho televisivo, ? como vejo pouquissimo a tv, não me recordo da fisionomia....

    ResponderExcluir
  4. Pedrita como fazer para seguir o blog da Livraria Cultura?

    ResponderExcluir
  5. Artemisia Gentilleschi, Hipatia de Alexandria e Judith, aquela que degolou um general de Nabucodonosor, são as minhas mulheres historicas preferidas...

    ResponderExcluir
  6. Se quem fez o filme conseguiu colocar erotismo em um simples tirar de anéis, então o filme deve ser mesmo muito bom! O livro, idem.
    ...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário - no dia 03/05, que é um dia especial para o Felis catus!!!

    ResponderExcluir
  7. fatima, deve ter sido mesmo. acho q vai gostar desse filme. o jairo mattos fez poucas novelas, está agora na das 19h da globo. ele atuou e dirigiu mais peças de teatro. e atuou em alguns filmes.

    elaine, o encontro foi muito bacana mesmo. e eu me deixo mostrar, afinal foi ao encontro hehe. um bom ator independe de seu aspecto.

    juju, esse diretor é primoroso.

    ResponderExcluir
  8. Nao conheco, mas como vc escreve aqui deve ter sido muito bom.

    Bjao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!