segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novos Lares

Assisti ao documentário Novos Lares (2009) de Radamés Vieira no Canal Brasil. Vi esse documentário por um acaso, começou e fiquei curiosa. É sobre judeus que se instalaram em Nilópolis, na Baixada Fluminense no Brasil. Conheço Nilópolis pelo samba e pela escola de samba de Nilópolis, a Beija-Flor, mas não sabia que era um lugar com muitos judeus. No início do documentário os judeus hoje chegam na Central do Brasil e vão de trem rever Nilópolis. Os judeus são entrevistados e contam suas histórias. Novos Lares é muito bem editado. Umas 300 famílias judias chegaram em Nilópolis na década de 1920. Boa parte desses judeus vieram da Rússia e Polônia.

Tereza Rachel conta a história do seu avô que veio inicialmente para Montevidéu no Uruguai. Ele não se identificou com a cidade, entrou clandestinamente em um navio pra retornar a Europa. Foi descoberto quando o navio estava no Rio de Janeiro, e em um dia já estava em Ninópolis. Eu gosto muito de documentários, ainda mais quando contam trechos de histórias brasileiras. Sempre me deparo com tanta história que desconheço, não  tinha ideia que Ninópolis teria sido uma cidade de tanta concentração de judeus. 








Beijos,









Pedrita

3 comentários:

  1. Bom dia Pedrita.

    Parece ser um documentário bem interessante. Vou tentar assistir.

    Boa semana!

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, acho que a cidade se chama Nilópolis. Eu a conheco bem e já fui até aos ensaios da escola de samba Beija Flor. É Nilópolis.

    Dá uma olhadinha aqui neste link...

    http://www.beija-flor.com.br/2010/por/02-noticias/090929/001.html


    Bjao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!