terça-feira, 18 de outubro de 2011

Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris

Fui a Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris na Sociedade Brasileira de Eubiose. Esse evento comemora os 100 anos que essa grande pianista, aos 13 anos, participou do concurso em Paris e passou. Eram mais de 300 candidatos, só dois estrangeiros poderiam ser escolhidos. No juri estava Debussy que encantado com a interpretação dessa menina, rompeu o protocolo e pediu que ela tocasse novamente uma obra. Na Eubiose há uma exposição com cartas, programas e os famosos rolos de música. Era comum partituras serem transformadas em rolos de música para tocar em pianos mecânicos. Soube que esses rolos são cobiçadíssimos e há vários de Guiomar Novaes espalhados pelo mundo que são vendidos em leilões. 


Ciro Gonçalves Dias Junior  deu uma palestra sobre Guiomar Novaes. Ele contou que a mãe teve 19 partos e criou 11 filhos, os outros morreram muito cedo. Guiomar Novaes era uma das últimas. Aos 3 anos ela já ia ao piano depois de sua irmã tocar e imitava a irmã acertando várias notas que a irmã tinha tocado.  Aos 4 começou a estudar. Aos 6 foi estudar com um grande professor em São Paulo. É Guiomar Novaes que inspirou Monteiro Lobato a criar a Narizinho.  Ciro Gonçalves Dias Junior mostrou uma foto da Guiomar Novaes menina e vemos claramente o narizinho.  Em áudio ouvimos uma gravação impressionante de uma das interpretações de Guiomar Novaes. Ciro Gonçalves Dias Junior conseguiu especialmente para a palestra uma apresentação em vários pianos Steinway, concerto de pianos especial da Steinway com vários pianos e claro, a nossa incrível Guiomar Novaes. Foi emocionante! Há o filme Infinitamente Guiomar que comentei aquiHaverá sábado que vem outra palestra mais detalhada que não quero perder. A exposição fica essa semana toda.

Beijos,
Pedrita

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Publiquei no meu site uma nota sobre o filme O Homem Invisível.. Bacana para a época.. Assisti Capitães da Areia no sábado. Muito bom. Fica a dica. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu adoro passar por aqui! Claro que eu conhecia a Guiomar Novaes, como todo mundo conhece, mas nunca soube que ela foi a musa do Monteiro Lobato pra criar Narizinho, uma das minhas personagens preferidas! nem que existiam esses rolos para piano mecânico... quanta informação boa, amei o post!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. fabio, quero muito ver capitães de areia, mas não sei se vou conseguir.

    anamaria, eu tb adoro conhecer essas histórias, os artistas às vezes parecem tão distantes, mas qd ouvimos essas histórias, aproximam muito.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!