sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Houve Uma Vez Dois Verões

Assisti Houve Uma Vez Dois Verões (2002) de Jorge Furtado no Canal Brasil. Há anos que queria ver esse filme. Falavam desse novo diretor que dialogava com os jovens. Esse é o primeiro longa-metragem desse diretor, antes ele realizou muitos curtas. Acabei vendo antes outros trabalhos desse diretor, O Homem Que Copiava, Meu Tio Matou Um Cara, Ilha das Flores e Saneamento Básico. Ainda vi dele Decamerão - A Comédia do Sexo na TV Globo. Falei de três desses filmes aqui no blog. Gostei demais de Houve Uma Vez Dois Verões. É o filme que faz dois atores de Porto Alegre ficarem mais conhecidos e ganharem as novelas depois, André Arteche e Pedro Furtado. A menina é interpretada pela bela Ana Maria Mainieri.

Dois amigos passam uns dias na praia em abril. O roteiro é muito inteligente, espirituoso e com texto jovem. Engraçadas as tiradas. Eles vão em abril porque é mais barato, em compensação não há muito o que fazer porque há pouca gente na praia. Um deles conhece uma garota e tem a sua primeira vez. Essa menina é aquela namorada do filho que deixaria qualquer mãe de cabelo em pé. Atrapalhada, esperta, passa o filme dando pequenos golpes. Mas nosso protagonista se apaixona e fica tentando achá-la o filme todo nesses dois verões, é muito engraçado, desde que não fosse meu filho. Engraçado que os pais nunca aparecem, os personagens falam deles, mas nós nunca o vemos, me lembrou os desenhos do Tom e Jerry. A trilha sonora é ótima. Outros do elenco são: Júlia Barth, Victória Mazzini, Marcelo Aquino, Janaína Kraemer Motta, Yuri Ferreira e Álvaro Rosa Costa. Houve Uma Vez Dois Verões ganhou vários prêmios Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Original, 4 prêmios no Cine Ceará, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição e Prêmio da Crítica. Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris. E Prêmio de Melhor Roteiro no 2º Down Under International Film Festival.

Desejo à todos uma ótima passagem de ano e um ótimo 2012.






Beijos,
Pedrita


6 comentários:

  1. Obrigado pelos votos de ótimo 20122, agradeço e retribuo, mesmo muitas vezes silenciosamente, passo por aqui todos os dias, continue com bons livros e filmes e a comentá-los por aqui.

    Carlos Faria

    ResponderExcluir
  2. Querida Pedrita,passei para te desejar um Feliz Ano Novo. Que seus sonhos se realizem em 2012! Beijos, Anamaria

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, que título propício. Se pensarmos bem temos mesmo na nossa vida alguns veroes. Por incrível que pareca meu filho Daniel no café da manha disse assim: Mamae temos 2 invernos no ano. Um no comeco do ano e o outro no final do ano.
    O Brasil tem 2 veroes que comeca no final do ano e continua no comeco do outro ano e chego aqui seu post falando de 2 veroes. Incrível!!!


    A Bel, uma amiga minha falou de vários filmes brasileiros que ela assistiu este ano neste post aqui:

    http://deixoler.wordpress.com/2011/12/29/trofu-pipoca/

    Pensei em vc qdo li o post,rs.
    Passe por lá, acho que a Bel vai gostar.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Oiê!
    Obrigada pela visita! Eu tenho gostado muito dos filmes nacionais recentes, na verdade, acho que o marco pra mim foi "O homem que copiava". Ilha das Flores assisti na faculdade, e fiquei impressionada com a forma e o conteúdo do curta. Perfeito!
    Não assisti Houve uma vez dois verões, creio que faltou oportunidade, moro numa cidade com um único cinema e não sou muito de locar filmes... gosto mesmo é do ritual de ir ao cinema, do escurinho e da pipoca!
    Beijão e feliz 2012 procê!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo 2012 pra tds vcs.

    geocrusoe, obrigada.

    georgia, realmente, temos mais de um verão. obrigada pela indicação do blog da bel.

    bel, houve uma vez dois verões ficou entre o meu preferido dele. bel, não consigo entender um país q quer melhorar a qualidade do ensino mas não investe na cultura de suas cidades. vc não é a única entre os blogueiros q me visitam q tem só um cinema na cidade q moram, inclusive conheço cidades grandes q acabaram com os seus cinemas. eu acabo vendo muitos filmes na tv a cabo, tenho um pacote com muitos canais de filmes.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu também assisti o filme ontem e gostei muito.
    O título, me parece, tem a ver com o "Houve uma vez um verão", um cult dos anos 70, cujo título original, em inglês, é "Summer of 42".
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Bons comentários!