sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Kyoto

Terminei de ler Kyoto (1962) de Yasunari Kawabata. Comprei esse livro em um sebo por R$ 15,00, não é o dessa capa e sim da Coleção Grandes Romancistas da Abril Cultural. Eu já tinha lido desse autor País das Neves que minha irmã me emprestou e gostado muito. Esse autor é ganhador de Prêmio Nobel em 1968. Kyoto é lindo, nossa protagonista conhece muito pouco de seu nascimento. Sabe que os pais a adotaram, mas não sabe como.

Obra Máquina Humana (1969) de Flávio Shiró

Fica muito claro a diferença cultural desse país. Os segredos são valorizados, há um respeito sobre o que não quer se revelar e uma aceitação, até concordância que não se saiba do passado. Parece não haver curiosidade.  O pai adotivo da nossa protagonista faz quimonos e obis. Ele tem uma estética diferente, seus desenhos são considerados deprimentes, mas sua filha adora. Fiquei profundamente curiosa em conhecer esses desenhos. A relação com a natureza também é inspiradora. Lindo quando acham que a beleza das violetas fica pequena frente a imensidão de uma árvore. A valorização da natureza, a contemplação, inspirador.


Obra The Courtesan Yosooi Writing a Letter to a Lover  de Kitagawa Utamaro

Primeira frase de Kyoto de Yasunari Kawabata:

“Chieko descobriu as violetas que floresciam no velho tronco do carvalho.”



Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Pedrita, você ressucitou um autor pra mim. Li Nuvens de Pássaros Brancos, dele, há muitos anos e ainda tenho o livro porque gostei muito. Fiquei curiosa pra ler Kyoto, deve ser muito bom também. Beijo, bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. A gente acha tantas coisas boas em sebos e são super conservados! Esse roteiro é interessante, as descobertas que a personagem faz ao longo da obra.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, adoro tuas dicas. Tb qdo estou no Brasil vou ao Sebo porque assim posso comprar muita coisa legal por um precinho em conta.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. anamaria, eu tinha comprado esse livro em um sebo há um tempo tb, estava na fila. esse autor é maravilhoso mesmo!

    ruby e georgia, eu amo sebos.

    ResponderExcluir
  5. É bonito demais a forma como os autores orientais falam da Vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, eu gostei muito desse livro. gosto desse autor.

      Excluir

Cultura é vida!