segunda-feira, 20 de agosto de 2012

À Beira do Caminho

Assisti no cinema À Beira do Caminho (2012) de Breno Silveira. Descobri esse filme recentemente, em uma entrevista com o diretor no Canal Brasil. Ele contou que fez o filme primeiro e depois mostrou ao Roberto Carlos para ver se ele autorizava as músicas. O Roberto Carlos liberou quatro. Eu e minha mãe nos emocionamos muito, que filme lindo, bem realizado, roteiro inteligente. Li no blog do Merten que o diretor precisou parar o filme um tempo para cuidar da esposa que faleceu e que foi muito difícil finalizar depois já que o filme fala muito de perdas. O post no blog dele está aqui.

Nosso protagonista é interpretado pelo incrível João Miguel. Ele é um homem solitário, caminhoneiro, amargurado, não gosta de falar com ninguém, até que aparece escondido no caminhão dele um garoto. Ele faz de tudo para deixar o garoto nas delegacias que passa, mas a precariedade do Brasil não permite. O menino fugiu de um abrigo, a mãe dele morreu. Ele só tem uma foto do pai e um endereço, quer ir atrás dele. A história do protagonista vem em flashes, pouco conhecemos. O garoto também está impressionante, Vinícius Nascimento estreia na atuação nesse filme. O filme é focado nos dois. 

Aparecem ainda Dira Paes, Ludmila Rosa, Ângelo Antonio e Denise Weinberg.À Beira do Caminho ganhou Melhor Filme, Melhor Ator (João Miguel), Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Vinícius Nascimento) no Cine PE. Boa parte do filme utilizou o Pólo Cinematográfico de Paulínia que foi desativado por desinteresse político. Nesse pólo tinham muitos cursos profissionalizantes para os segmentos da produção de um filme.



Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Pedrita, cresci ouvindo Roberto Carlos, minhã mãe adora =)

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu quero muito ver o filme. Eu li uma reportagem sobre este filme e a história do diretor, fiquei emocionada.

    Ah, fiquei com um pouco de raiva do Roberto Carlos, ele demorou MUITO para aprovar as músicas, achei isso muito arrogante. Em vez de ficar lisonjeado com alguém que fez um filme inspirado em suas músicas, o cara só dificultou tudo.

    Verei ofilme com certeza, mesmo achando que vou chorar.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Assisti ao filme no sábado. O ator mirim é um encanto!!! Mas o filme não me emocionou.. Isso é algo subjetivo.. Gostei do roteiro, mas achei o final apressado demais.. Agora li que o diretor enfrentou problemas para a finalização. Talvez seja por isso. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. socière, vcs vão amar esse filme.

    marion, eu me incomodei dele liberar só as 4 músicas. mas realmente ele podia ter acompanhado antes algo pra decidir antes.

    fabio, eu gostei exatamente da agilidade.

    ResponderExcluir
  5. Uau, quero ver este filme, adorei. Gosto demais desses atores.

    A Vivi tem um bloguinho, passe por lá para ver as caretas dela, rs.

    http://viviundihrewelt.blogspot.de/2012/08/der-23august-ist-ein-besonderer-tag.html

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  6. georgia, esse filme é pra se ter o dvd e ver e rever. é lindo demais. vou lá dar os parabéns pra ela. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Cultura é vida!