quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Contágio

Assisti Contágio (2011) de Steven Soderbergh na HBO. Não sei se vi o filme na hora certa, não estava afim de ver outro filme infantil, essa era outra opção, bom diretor, ótimo elenco, resolvi ver. É muito bom! Pesado, mas muito bom! Globalizado como os dias de hoje, Contágio mostra um vírus mortal chegando muito rapidamente em países muito distantes pela rapidez com que nos locomovemos hoje em dia.

O elenco é incrível, vários não se encontram já que o filme é realizado em vários países, ou mesmo algumas gravações eram feitas em estúdios e momentos diferentes. Como disse a apresentadora do filme antes de começar, alguns estão no filme só para morrer logo mais. Mal aparecem. Começa com a personagem da Gwyneth Paltrow voltando de Hong Kong, ela está tossindo, fala que é cansaço do fuso, e vai para Chicago. Lá ela e o filho morrem. O marido é interpretado pleo Matt Damon que fica de quarentena, mas é imune.

Contágio tem alguns furos, me incomodei demais que eles não usavam luvas além das máscaras. Mas é um bom filme, bem realizado e muito bem editado. Mostra a rapidez, tem um roteiro inteligente que vai costurando o caminho que o vírus fez. Fala de outras questões importantes, o poder de alguns países que determinam quem recebe primeiro a vacina, deixando países mais pobres para o final. Também fala do interesse de alguns laboratórios de faturarem milhões com remédios, mesmo que seja para colocar e pagar notícias mentirosas sobre uma possível cura. No elenco aparecem: Kate Winslet, Laurence Fishburne, Jude Law, Marion Cotillard, Tien You Chui, Anna Jacoby-Heron e Larry Clarke. Os cientistas conseguem chegar mais perto do país onde tudo começou, parece que é Hong Kong, mas o país faz o possível e o impossível para não ser acusado de quem iniciou a disseminação do vírus para que não tenha perdas econômicas. Contágio fala muito de poder e dinheiro. No final, o diretor mostra como tudo começou, algo que nenhum cientista, nem ninguém conseguiria descobrir. Genial!


Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Assisti esse filme e gostei muito. Mas dá aquele medo de que esses virus realmente existam e seja disseminado tão rápido como no filme.
    Feliz Natal e um 2013 maravilhoso!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita.

    Ultimamente estou evitando esse filmes trágicos mas meu pai adora.
    Hahaha.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Tenho horror a esses filmes trágicos.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. adriana, eu tb fiquei apavorada de virar realidade.

    elvira e lulu, eu só vi pelo elenco e direção. não vejo muitos filmes catastróficos.

    fatima, eu não conto demais para nãoe estragar a surpresa de quem for ler.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desse filme e olha que gosto bastante da Kate Winslet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana paula, é muito impressionante e está sendo muito visto e revisto na pandemia.

      Excluir
  6. Pedrita, assistir ao filme agora foi surreal. É tudo muito parecido com o que vivenciamos em 2020. Fiquei com as emoções à flor da pele. Ah, achei o film muito didático quando mostra como o contágio acontece. O vírus do filme se espalha do mesmo jeito com o COVID-19, pelo ar e pelas superfícies. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marion, eu tenho até medo de ver agora pq lembro q fiquei muito chocada na época.

      Excluir

Cultura é vida!