Obra Mariana Benedita Vitória de Sequeira (1822), de Domingos Sequeira
A Quinta das Virtudes é um romance ambientado em uma casa ao norte de Portugal entre 1752 e 1852. Os personagens vão surgindo em volta desse cenário. Como é uma casa o eixo central, os objetos são muito determinantes. Mário Cláudio escreve essa obra com um texto rebuscado, com muitas palavras difíceis. Gostei muito! Enquanto os personagens passam pela casa, vemos o autor narrar ao fundo um pouco da história de Portugal desse período que se confunde com a nosso. O Brasil aparece então na narração com a vinda da família Real para cá. E em outros momentos históricos. É uma bela obra!
Tanto o pintor bem como o compositor ilustrados são portugueses e viveram próximos ao período que a obra é narrada.
Beijos.
Pedrita
Olha aí um livro que eu gostaria de ler. Adoro livros assim, e escritores portugueses eu gosto muito. E a história parece ser bem interessante também. Vou anotar para procurar!
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Sim, Mário Cláudio, pseudónimo, é de facto um escritor muito premiado por cá, advogado.
ResponderExcluirInfelizmente nunca li nada dele, mas é muito conhecido, tanto escreve poesia como romance e ainda teatro, é conhecido pela sua qualidade estilística onde intercambia prosa e poesia em escritas de elevado nível cultural.
Penso que pelo que escreveu será um dos escritores nacionais que tentarei explorar nos próximos tempos, mantenho de pé o meu objetivo de começar a conhecer melhor os escritores brasileiros
Você é surpreendente Pedrita!
ResponderExcluiradriana, eu gostei muito.
ResponderExcluircarlos, eu gostei bastante e como vc, gostei de conhecer um pouco mais de autores de Portugal.
fatima, obrigada.
Muito bacana a recomendação. Como estou participando de um Desafio Literário online e em breve terei de ler um autor português contemporâneo,m já anotei a dica. Você tem mais alguma sugestão?
ResponderExcluirBeijos!
lê, eu gosto demais do saramago. mas esse livro eu gostei muito.
ResponderExcluir