quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Conhecendo Museus - Museu Reginal Casa dos Otonis

Assisti Museu Regional Casa dos Otonis do Conhecendo Museus na TV Brasil. Essa série passa também na TV Escola. Esse é o episódio 23 e fala desse museu na cidade do Serro em Minas Gerais. Além dos móveis, costumes e quadros da casa dos Otonis, esse museu promove vários cursos de confecção de cerâmica, conservação, vários grupos educativos, da oralidade. A cidade do Serro foi tombada pelo patrimônio histórico. Eu adoro conhecer museus, sempre que vou a uma cidade já me informo quais são os museus da cidade, as de São Paulo visitei quase todos, acho que todos. Gosto não só dos mais tradicionais, mas de museus que são transformados às vezes por familiares e um grupo para mostrar como viviam as pessoas, mesmo que não sejam de um período mais antigo. A casa dos Otonis é do século XVIII. Eu adorei esse programa. Há um site com a programação e horários, Conhecendo Museus.


Beijos,
Pedrita

20 comentários:

  1. Bom dia, Pedrita!
    Desconhecia esse programa! Também adoro Museus, sempre que posso entro em um, hehehe!
    Gostei da dica, um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Como a Fernanda, também não conhecia esse programa! Vou ver que horas passa para assistir sempre. Adoro museus. Esse da família Otoni deve ser bem interessante!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, então somos 3, descobri por um acaso essa semana.

      Excluir
  3. Oi Pedrita,
    Bem legal! Também adoro museus.
    Aquela parte que mostra o mobiliário antigo, me senti na casa de Morretes da minha sogra, a casa é tombada pelo patrimônio e tem móveis tão antigos quanto na sala da frente. É um verdadeiro museu particular.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, tb adorei os móveis antigos. e a mesa de jantar, já q eram 11 filhos. caramba.

      Excluir
  4. Sim eu gostei, A Nova Museologia está para dizer as pessoas que Museus não são lugares de coisas ou objetos velhos, imprestáveis. Mas sim para dar um sentido a memória, contando a nossa historia humana, nem sempre tão humana.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu adoro museu!!!! Rs.. Gostei da foto. Parece ser bem agradável o ambiente. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pedrita,

    Eu também gosto de museus e sempre que vou a uma cidade procuro visitar algum museu, porventura existente. Acho que os museus costumam "dizer" muito do assunto que abordam, rsrs. Boa dica, obrigada!

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu sempre fico tentando descobrir museus e descortinar os da minha cidade tb.

      Excluir
  7. Oi Pedrita! Você acredita que eu estive no Serro e não conheci o museu? aiiiii que pena, teria adorado. Mas, fui lá pesquisar o queijo do Serro, que é muito especial em nenhum outro lugar se faz um queijo como o de lá. Também não conhecia esse programa, bem interessante obrigada ! Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anamaria, não acredito. no programa eles falaram dos queijos. no museu inclusive há peças antigas de fazer queijo e mostraram um pouco de uma das produções.

      Excluir
  8. Sempre ampliando os conhecimentos no que realmente gosta.

    ResponderExcluir
  9. Pedrita, adoro visitar museus.
    Sempre que viajo, vou conhecer alguns.
    Levei meus filhos qdo pequenos e eles nem lembram(que raiva!).
    Só consigo assisti TV no inicio da noite.
    Sei que perco muita coisa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu tb amo museus. nem sempre lembramos de alguns passeios qd pequenos. eu lembro da casa do bandeirante. de uns museus lindos em salvador, um em uma casa moderna. mas devo ter esquecido bastante passeio.

      Excluir
  10. Também adoro museus! Não faz muito tempo quase fui trabalhar em um. Fiquei triste quando não deu certo, ainda mais porque eu queria, o diretor queria, mas os "superiores" bloquearam a minha transferência.

    A TV Brasil e a TV Escola passam muita coisa interessante. Obrigada pela dica. Não conhecia esse.

    ResponderExcluir
  11. bruxa, que pena que o seu trabalho no museu não deu certo. tb adoro museus. e gosto muito da tv escola. esse post bombou.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!