segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

As Damas de Bois de Boulogne

Assisti As Damas de Bois de Boulogne (1945) de Robert Bresson no Arte 1. Um dia antes eu vi que esse filme estava na programação do Arte 1. Já tinha começado e eu não vejo filmes começados. Fiz bem porque a explicação da vingança é logo no começo. Eu sei que o Arte 1 coloca os filmes mais vezes quando está na programação, em dias e horários diferentes. Fiquei felicíssima que no dia seguinte estava no horário que mais gosto, perto das 20h.

Uma mulher lindíssima e muito inteligente, interpretada por Maria Casares, percebe o desinteresse do homem que está há dois anos, interpretado por Paul Bernard. Ela arquiteta um diálogo e ele cai direitinho, pulando fora sem remorso da relação. Ela arquiteta então um elaborado plano de vingança. Eu detestei esse homem. Além de egoísta, ele não tem pudor nenhum, só quer conquistas.

Entra então uma mulher de reputação duvidosa. Uma doce bailarina e sua mãe, interpretados por Elina Labourdette e Luciene Bougaert. Em um jogo perverso, a mulher abandonada faz essa bailarina uma mulher honesta e manipula os dois e os sentimentos dos dois.

O filme é incrível, ainda são muito marcantes as expressões vindas dos filmes mudos, mas a direção é econômica em sentimentos e gesto. Inicialmente Sergio Rizzo comentou o filme. Eu particularmente não gostei do filme, achei romântico e destoante. Não achei esse homem nobre para nenhuma das duas.
 
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. O Arte 1 apresenta uma programação diferenciada, com vários filmes de arte que não se encontram facilmente. É uma boa opção de canal.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita!
    O canal Arte 1 é ótimo. Pena que as pessoas não saibam dar o devido valor. Gosto de ver documentários lá.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, várias pessoas assistem o arte 1 e pelo jeito vários q assistem visitam o meu blog.

      Excluir
  3. Pedrita, passei quase 2 dias sem ligar o computador.
    Mas estou aqui vendo sua análise.
    Nunca lembro do Cine Arte1.
    Só quando estou na cozinha.
    Nunca ouvi falar desse filme.
    Afinal, ela se vinga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu já enviei para o arte 1 que a página da programação não entra, mas nada. então só pelo controle remoto. então às vezes esqueço tb. sim, ela se vinga, mas o final é romântico e infeliz de tão bobo.

      Excluir
  4. Foi ótimo ver esse filme no Arte 1, que sempre traz opções diferentes. Achei o final inverossímil, mas visivelmente influenciado pelo Romantismo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lê, q legal, vc tb assistiu. eu achei q era eu q não tinha gostado do final. vc tb achou artificial.

      Excluir
  5. Oi, Pedrita,

    Eu tenho uma quedinha por filmes que mostram pessoas reagindo
    às provações de modo mundano, rsrs. A razão é porque isso geralmente acaba por ensiná-las alguma lição moral ou espiritual, rsrs.
    Vou ver se consigo assistir a este filme.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tb. sou contra vingança, mas q esse homem bem merecia, merecia.

      Excluir

Cultura é vida!