sexta-feira, 6 de março de 2015

Amélia

Assisti Amélia (2009) de Mira Nair no Telecine Touch. Sempre quis ver esse filme, nunca dava. A diretora é indiana. Gostei demais. É a história da aviadora Amélia Earhart (1897-1937) baseado no livro de Susan Butler e Mary S. Lovell. Amélia sempre quis pilotar avião, tinha pouco tempo de voo quando é convidada a cruzar o Atlântico. As outras mulheres que tentaram morreram, mas ela iria como passageira, não como piloto. Ela não gosta da ideia, mas aceita. O mundo a parabeniza quando eles conseguem, mas ela acha que é uma fraude porque ela não pilotou.

Ela consegue convencer George Putnam a cruzar o Atlântico sozinha. Fica mais famosa ainda e ele consegue que ela faça muitos comerciais de produtos para viagens, malas, roupas para financiar seus novos projetos. Ela se incomoda, mas aceita. Amélia passa a participar de corridas de aviões com outras mulheres e sua fama vai aumentando. Ela se apaixona por George Putnam que quer casar com ela, mas ela diz que só aceita se ele deixá-la livre. Além dos voos ela dava palestras principalmente para mulheres, para que elas fossem pilotar.

Ela acaba convencendo-o ao seu projeto mais ousado, dar a volta ao mundo tendo ao lado um especialista em voos e mapas. Ela queria fazer um voo que ninguém tinha conseguido, nem um homem e consegue quase realizar a façanha. É uma época que a aviação engatinhava, que tudo era precário, que os aviões tinham muita dificuldade de comunicação, em poucos lugares a comunicação alcançava. A viagem vai muito bem, está quase no final, quando o avião desaparece no Pacífico. Admirável a história dessa aviadora. Amélia é interpretada por Hilary Swank. George por Richard Gere. Outro piloto por Ewan McGregor. O filme é muito bem realizado, a história de Amélia Earhart maravilhosa, pena que triste.
Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Oi, Pedrita,

    Eu também vi este filme, porque gosto de tomar conhecimento das realizações das mulheres, em geral, e especialmente das inovadoras.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita,
    Não conhecia esse filme, parece ótimo.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Nos anos noventa, Diane Keaton também estrelou um filme sobre Amelia Earhart.

    Não assisti os dois filmes ainda.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, não sabia. adoro a diane keaton, tentar achar o filme.

      Excluir
  4. Fiquei curioso por esse filme, já que nunca havia ouvido falar sobre ele.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcelo, é bom. e a história da amelia maravilhosa.

      Excluir
  5. Eu não sou uma fã irrevogável de comédias americanas, mas conheci a figura de Amélia Earhart em uma comédia "Uma noite no museu 2", fiquei instigada com a figura dela, embora não tenha prestado muita atenção no filme (para não variar), prometi a mim mesma pesquisar sobre ela... E eis que um filme sobre ela cai em cima de mim. Como não sorrir sozinha?!?!

    Lindamente vou atrás do filme... E claro que agradeço pelo passeio pela história da Amelia que você fez \o/

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, ainda não assisti noite no museu dois, agora quero ver. tb não sou muito fã de comédias bobas.

      Excluir
  6. Já assisti esse filme com a Hilary Swank.
    Ela desaparece num voo, no final do filme.
    É a história real.

    ResponderExcluir
  7. O importante é que ela conseguiu ser feliz com o que escolheu para o Ser....

    ResponderExcluir

Cultura é vida!