segunda-feira, 6 de julho de 2015

Culpados

Terminei de ler Culpados (1890) de Kate Chopin da Editora Horizonte. Eu fui ao sebo Livraria Acervo e o dono comentou comigo dessa coleção. Ele sabe que eu gosto de ler livros de escritoras. Nunca tinha ouvido falar dessa. E amei a obra! Fiquei muito impacta de ver o quanto essa autora é feminista. Eu tinha lido livros de autoras engajadas, intelectuais, escritoras, que questionavam o papel na sociedade. A americana Kate Chopin (1850-1904) tinha uma vida aparentemente convencional. Casou com um fazendeiro, teve filhos. Há fotos dela no livro, inclusive da capa. Era uma mãe com seus filhos. Ela fica viúva e assume brilhantemente o comando da fazenda.

No final há uma breve biografia da autora. Sua avó se separou em 1800 e teve um filho depois sozinha. Culpados é incrível. Começa quase como uma biografia, a mulher fica viúva e assume muito bem o comando da fazenda. Há vários pontos diferentes na obra, que transgridem o pensamento da época, até mesmo atual. Um serralheiro vai morar próximo a fazenda e quer casar com a fazendeira. Ele é divorciado e ela pergunta porque ele se divorciou. É muito interessante como a autora relata a postura dele, ele se achava um herói por ter se livrado da ex-mulher. Já a fazendeira fica indignada. Esse homem se divorciou assim que a mulher ficou bêbeda após perder um filho. Ele acaba procurando essa ex-mulher e casando novamente. Uma postura até revolucionária no Brasil de hoje onde muitos homens abandonam mulheres grávidas, adolescentes grávidas, só cumprindo com dinheiro. Kate Chopin escreveu várias obras, muitas foram censuradas.

Beijos,
Pedrita


12 comentários:


  1. Ela se casou com o homem que se divorciou da mulher alcoólatra?
    Eu ganhei (dos livros que a minha filha se desfez) Um da escritora portuguesa chamada Ines Pedroza. Você a conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, ela não aceitou o divorciado. quero ler inez pedrosa.

      Excluir
  2. Fiquei interessada nessa obra Pedrita, ainda não tinha ouvido falar nessa autora! PS: A foto do seu desktop é muito fofa! =)

    Beijos, Pri
    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois também nunca ouvira falar dessa autora, o assunto por acaso parece arrojado para a época. Efetivamente muitos leitores não apreciam as obras mais antigas por não serem capazes de ver quanto foram inovadoras e progressistas quer em termos literários quer em termos de mensagem e trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, tb nunca tinha ouvido falar. muito arrojado.

      Excluir
  4. Eu tinha visto esse livro que vc estava lendo, na lateral do seu blog.
    Achei interessante o nome e fui procurar saber do livro e da autora.
    Tenho lido bem menos do que queria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, a capa é linda e é a foto da autora. eu tb fiquei curiosíssima qd o dono do sebo me mostrar. vc vai gostar.

      Excluir
  5. Olá Pedrita!
    Gosto de ir aos cebos, lá tem raridades. A sinopse de Culpados me interessou. Gosto de histórias passadas em outros séculos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, eu parabenizo a editora horizonte por essa coleção mulheres e letras.

      Excluir

Cultura é vida!