sábado, 11 de julho de 2015

Som e Fúria

Assisti em DVD Som e Fúria (1959) de Martin Ritt. Eu comprei esse DVD da Coleção Folha Grandes Livros no Cinema. É baseado na obra de William Faulkner, autor que adoro, então antes de ver fui atrás do livro que li e comentei aqui. É uma péssima adaptação do livro. Resolveram romancear, fazer um filme charmoso. A decadência e o ódio estão ali, mas tudo atenuado, com direito a final conservador e feliz. Decepcionante!

O livro é um dos mais cultuados e famosos do Faulkner. Todo entrecortado temos dificuldade de entender a trama, em que tempo está. O filme suprime vários momentos em outros tempos, resume em um só, em algumas frases fala um pouco do passado. E o filme é totalmente linear. Joanne Woodward faz a adolescente, mas a atriz está com 29 anos. Soa muito falso. Yul Brynner faz só um tutor austero, fica muito longe do violento Jason do filme. Ethel Waters interpreta a velha empregada negra da família decadente. Jack Warden, o parente que não fala. Suprimiram totalmente o trauma que o fez ficar calado. O homem que a moça se apaixona é interpretado por Stuart Whitman. E a mãe por Margaret Leighton. A trilha sonora é outro equívoco. Algumas canções de jazz angustiantes combinam, mas as obras adocicadas ficam forçadas.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Há livros que são dificílimos virar a filmes, pois tem muito de psicológico passado à escrita... como pôr em imagem o modo como o irmão mais novo perturbado mentalmente via o mundo? Claro pode-se colocar um narrador, mas não é a mesma coisa... como cruzar perspetivas dos mesmos acontecimentos como faz Faulkner ao longo de diferentes capítulos. Flashes back. Pior ainda se não for um realizador brilhante e tiver ideias de fazer um filme à Hollywood. O Livro é de facto uma obra-prima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, tem umas adaptações que adoro. alguns prefiro até os filmes que os livros. mas esse quis fazer um filme que não tinha nada a ver com o livro. melhor ter pedido um roteiro a outra pessoa.

      Excluir
  2. Infelizmente nem todas as adaptações para o cinema tem a qualidade dos livros. Aliás vi poucos filmes que foram tão fiéis quanto as obras.
    Bom final de semana!


    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, e nem sempre o livro fica a altura do filme. acho que depende muito da adaptação.

      Excluir
  3. Não conhecia. Fiquei bem mais curiosa pelo livro.

    ResponderExcluir
  4. Depois perguntam porque leitores tem o pé atrás com adaptações!!!! É horriveeeeeeellll quando fazem isso com o livro, quando transformam a história é outra coisa deixando ela quase irreconhecível... é um tipo de violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, tem adaptação que fica melhor q o livro. esse adaptador que quis seguir os moldes melosos de hollywood da época, devia ter escolhido outro roteiro.

      Excluir
  5. Pedrita,

    Eu sempre quis ler este livro, mas, por alguma razão, ainda não o fiz. Li outras obras do autor, mas não esta. Sempre gostei do Yul Brynner e acho a Joanne Woodward uma atriz interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, não é o meu livro preferido do autor. gosto dos dois atores, mas estão sofríveis no filme.

      Excluir

Cultura é vida!