sábado, 18 de julho de 2015

Sarajevo

Assisti Sarajevo (2014) de Andreas Prochaska no Max. Esse filme austríaco foi feito diretamente para a televisão e relata os eventos anteriores a Primeira Guerra Mundial. O roteiro é do austríaco Martin Ambrosch. O título original é Das Attentatt. Um arquiduque e sua esposa são assassinados em Sarajevo. Um policial é contratado para investigar. Ele estranha que um assassinato tão importante seja designado para um único policial. E aos poucos começa a perceber o motivo. Na verdade já haviam decidido deflagrar a guerra contra a Sérvia e manobraram o fato para realizá-lo.

Sempre que ele volta de investigações, percebe que eles descobriram o que ele não descobriu, escreveram em seu nome relatórios que ele não escreveu. Começam a condenar a forca muitos sérvios na ausência dele. Para piorar a situação desse policial, ele é judeu que já eram perseguidos na época e amigo de uma sérvia. O filme é muito bem realizado, bonito esteticamente, bem feitas as difíceis tramas. Gostei muito. O policial é interpretado por Florian Teichmeister. O médico por Heino Ferch.

A sérvia por Melika Foroutan.

Beijos,

Pedrita

16 comentários:

  1. Olá, Pedrita.
    Não conhecia o filme, mas a premissa me agrada imensamente. Com certeza vou assisti-lo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante, não conhecia este filme.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, eu tb não, só descobri pelo controle remoto na programação do canal.

      Excluir
  3. Enquanto isso O homem sem qualidades de Musil trabalhava para a grande ideia para o imperador austro-húngaro? É só uma brincadeira literária de outro austríaco para o mesmo período ;-)
    Vejo que está a ler O bom Inverno, gostei da escrita, mas como disse, penso que se perdeu no final do romance, mas em Portugal há muita gente que adora essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, eu estava arrastando, agora parece que ganhou um pouco de fôlego. até a página 100 achei meio repetitivo e cansativo sem pouco acrescentar.

      Excluir
  4. Deve ser bem bacana mesmo, gostei dos figurinos
    Bom domingo
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pedrita,

    Vou ver se consigo ver este filme, pois o tema é bem do tipo que me interessa: política, guerra, conspirações, corrupções, etc, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com muita vontade de ver esse filme!

    ResponderExcluir
  7. Vc é uma danada. Acha coisas interessantíssimas.

    ResponderExcluir
  8. Está lá no livro do Ken Follet essa história. A Austria foi manipulada pela Alemanha que queria aumentar territórios....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, é bem isso mesmo. queriam passar uma ferrovia pela sérvia e a guerra ia resolver a questão.

      Excluir

Cultura é vida!