segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Concerto da Orquestra Sinfônica de Heliópolis

Fui ao Concerto da Orquestra Sinfônica de Heliópolis sob regência de Isaac Karabtchevsy na Sala São Paulo em homenagem ao grande pianista Gilberto Tinetti. Foi um concerto ousado para os dias de hoje, a primeira e a segunda obra eram para dois pianos, a terceira para três pianos e finalizava com a última para quatro pianos. Só com grandes pianistas Eudóxia de Barros, Lilian Barretto e Paulo Góri. Um programa com quatro pianos no palco só é possível em grandes teatros. Que concerto maravilhoso, que programa, inesquecível.
Foto de Marcos Bizzotto.

Isaac Karabtchevsky elogiou o pianista Gilberto Tinetti por sua longa carreira em seus 83 anos. O pianista junto com a orquestra e Eudóxia de Barros interpretaram uma obra lindíssima de Radamés Gnattali, Brasiliana nº 12: Concerto para dois pianos e orquestra de cordasobra pouquíssima executada, parece que foi tocada uma única vez na Bahia recentemente. Eu adoro esse compositor e a execução da obra foi primorosa, momento inesquecível.

Depois Paulo Gori tocou com o Tinetti outra lindíssima obra com belíssima execução, agora de Mozart, o Concerto para 3 pianos nº 7, K 242, em fá maior. Tivemos o intervalo e os quatro pianos foram posicionados no palco.

Depois Lilian Barretto se juntou a esses dois pianistas para interpretarem outra obra de Mozart: o Concerto para 3 pianos nº 7, K 242, em fá maior. Eu também adoro essa pianista, todos na verdade, mas essa é mais raro de vê-la tocando em São Paulo, já que ela é do Rio de Janeiro. Quem mora por lá pode vê-la com mais frequência.

E para mim o momento memorável chegou, eu nunca tinha visto um concerto com orquestra e quatro pianos, nem com três, mas eu sabia que teria uma obra com quatro pianos e estava muito ansiosa. Foi indescritível. Eudóxia de Barros voltou ao palco para se juntar com os outros três pianistas. Os quatro grandes pianistas tocaram majestosamente uma obra de Bach, compositor que tanto amo, o Concerto para 4 pianos, BWV 1065, em lá menor. Foi um momento raro ver esses quatro pianistas em cena, com esse grande regente, todos juntos, algo tão mágico e especial, tão raro, jamais vou esquecer. O concerto foi gravado pela TV Cultura, espero que passe em algum momento no programa Clássicos.



Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Que chique deve ter sido bem divertido! Nunca fui em um concerto.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijos!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Programa legal! Sou fã de pianos e nem imagino a delícia que é assistir a um concerto com 4 deles, rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita,
    Nunca fui a um concerto, mas deve ser uma experiência bem interessante
    Boa noite para você
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Eudoxia querida, estou desolé!! Imagino a emoção e a maravilha que foi. Sinto demais não ter ido. Verei na TV Cultura, me avise, bjo

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha amiga, belo programa, os concertos são muito chiques!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!