sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Los Carpinteros - Objeto Vital

Fui a exposição Los Carpinteros - Objeto Vital no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A curadoria é de Rodolfo de Athayde. Eu sabia dessa exposição, mas só fui ver mesmo porque fui ao teatro no CCBB São Paulo. Ainda bem porque é incrível!

Em 1992 foi criado o coletivo Os Carpinteiros pelos cubanos Alexandre ArrecheaMarco Castillo e Dagoberto Rodriguez. São mais de 70 obras entre desenhos, aquarelas, esculturas, instalações, vídeo e obras site specific, fui pesquisar e esse termo significa que a obra foi feita para o espaço específico, feita no local. Há obras em tela, madeira, com lego, objetos variados.

Várias humorísticas. Só é possível perceber as ironias indo no espaço. Eu recentemente descobri o trabalho em madeira dos cubanos. É muito interessante ver intervenções em estilos clássicos e tradicionais cubanos envolto nas ironias, nas sutilezas. A mostra Los Carpinteros - Objeto Vital fica em cartaz até 12 de outubro e é grátis! Depois segue para Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Curiosamente esta semana foi inaugurado uma extensão do museu da eletricidade em Lisboa, correspondendo a uma área de arte contemporânea, arquitetura e tecnologia com um projeto arquitetónico arrojado à beira Tejo e parece-me que bonito, mais um motivo para visita Lisboa. https://www.maat.pt/pt/inicio

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda não assisti Aquarius!!! Não fui ao cinema na semana passada por conta das Eleições. Queria ter assistido ao musical dos Dez Mandamentos. Daí entro aqui e vejo que a temporada acabou em setembro. Buá... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, eu estou em uma correria de eventos. não devo ir ao cinema tão cedo. dez mandamentos não me imaginei vendo nada.

      Excluir
  3. Oláaa Pedrita
    Num primeiro momento pensei em se tratar somente de peças em madeira por causa do nome Los Carpinteros, mas estou vendo que são peças com diversos materiais, "feitas no local".
    Muito interessante, gostei bastante.
    Bjs e excelente fds pra ti
    Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, a exposição é bem variada. muito criativa. tb adorei o termo feitas no local.

      Excluir
  4. Parece ter sido uma exposição realmente interessante!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Pedrita,
    Aqui perto de BH tem uma cidade que tem parque lindo com inúmeras esculturas, não sei se vc já ouviu falar em Inhotim.
    "O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina."
    Amo esculturas, achei lindas essas que vc nos mostrou!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, realmente inhotim está na moda, então tenho ouvido falar e lido várias matérias à respeito. deve ser muito bonito.

      Excluir

Cultura é vida!