quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Miss Julie

Assisti Miss Julie (2014) de Liv Ullmann no Max. Eu coloquei pra gravar, amo esse texto de August Strintberg que li e comentei aqui. Eu já vi uma peça com o texto ambientada nos dias de hoje e outra que um grupo ia montar a peça. E veria quantas outras adaptações viessem, é um texto incrível. E Liv Ullmann é maravilhosa! Esse filme é impressionante, maravilhoso, tudo perfeito!

A escolha do elenco foi perfeita; Jessica Chastain arrasa como a Júlia. Colin Farrell está impressionante como o mordomo. Sua amante, a empregada da casa, pela maravilhosa Samantha Morton. Que direção, que interpretações, tudo milimétrico, tenso, dramático. Incrível como esse texto é atual. A relação de poder entre empregado e patrão. O tempo todo o texto alterna entre submisso e algoz. Cada hora um estabelece um papel de subjugar o outro.
Tudo é incrível. A espetacular direção de arte é de Heather Greelees. Os cenários, a iluminação do russo Mikhail Krichman. Belíssima reconstrução de época. Essa adaptação é bem visceral.

Gostei muito do filme passar todo nas dependências dos empregados. E que dependências. Belíssimo lugar e lindos objetos de cena. 

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Puxa, eu tinha intenção de gravar e acabei me esquecendo. O elenco dessa obra é muito bom, Liv Ullman é uma artista excepcional! Agora é ir ver quando será a próxima exibição!

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, merece mesmo gravar para poder rever trechos. é lindo. tb adoro liv ullmann e todos estão incríveis.

      Excluir
  2. Ah, vou ficar esperando passar de novo, quero ver especialmente pela Liv Ullman.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita
    ameeeei a sua resenha <3
    Gosto bastante desse filme, do contexto em três atos, como na peça.
    1) JuliexJohn- a luta das classes
    2) os aspectos psicológicos
    3) o desfecho que é o encontro (trágico) das duas instâncias
    E tem o Colin maravilhoso Farrel <3
    Liv explora muito bem as atuações do pequeno elenco.
    A fotografia e o figurino são espetaculares <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, a luta de classes nesse filme impressiona. no texto impactava, mas as atuações incomodam de tão intensas. é uma peça que fala muito de poder. no caso do filme há o tempo das relações afetivas. mas se levarmos para o campo empresarial, é o uso do poder sobre o outro. demais mesmo.

      Excluir
  4. Relação de poder? E eles eram amantes?
    Ah outra coisa: vi seu comentário sobre seu nome e fiquei curiosa pra saber qual é ele. É Pedrita mesmo ou é só nickname?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma temática complexa. passa em uma única noite onde ela virgem tem relações com o mordomo.

      Excluir
  5. Quando passar novamente não vou perder, o elenco é top!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, vi que passou novamente ontem à tarde. espero que passe logo pq várias blogueiras ficaram com vontade de ver e tenho quase certeza que vão adorar.

      Excluir

Cultura é vida!