terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Anico Herskovits - Percurso Gráfico

Fui a exposição Anico Herskovits- Percurso Gráfico na Caixa Cultural São Paulo. A curadoria é de Angélica de Moraes. São 50 gravuras feitas em xilogravura que remete à tradição da gravura japonesa. A artista plástica é uruguaia e vive no Rio Grande do Sul. Suas obras mostram muitos profissionais da construção em atividade.

Algumas obras tem textos quase poemas: "Como um pássaro sem asas, ele subia com as casas, 1981, de Anico Herskovits. São obras que mostram vidas simples com ofícios difíceis. Os textos que dão nome as obras foram tirados dos poemas de Vinícius de Moraes e Thiago de Mello e da música Construção do Chico Buarque.

Gostei demais das que são transformadas em livrinhos tridimensionais. Os textos são de Jorge Rein, um escritor brasileiro/uruguaio. O livro ganhou Prêmio Jabuti de Projeto Gráfico. Não sei se esse da foto estava na exposição, mas tinham alguns que vinham dos quadros, resolvi colocar um para ilustrar. A exposição vai até 28 de fevereiro e é de graça.

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Respostas
    1. liliane, tem alguns na mostra, incríveis, com a tela q o inspirou acima. demais.

      Excluir
    2. Olá Pedrita!
      Obrigada por visitar a exposição e elogiar o livro. Alguns esclarecimentos; O livro é formado por 8 imagens tridimensionais (pop up). Os textos são de Jorge Rein, um escritor brasileiro/uruguaio, como eu. No ano de 2015 a obra foi premiada com o Jabuti de projeto gráfico.
      Quanto as poesias, das quais gostaste, os títulos da gravuras da série construção vem de poema de Vinicius de Moraes "O operário em construção" e da música, "Construção" de Chico Buarque. As outras gravuras, nas quais a poesia está como moldura, são de Thiago de Mello, De um poema que se chama "Estatutos do Homem" e ele escreveu durante o exílio, nos anos 70.
      Quanto a viajar, vamos apresentar o projeto e talvez a exposição viaje pelo Brasil.
      Abraço
      Anico

      Excluir
    3. vic, muito obrigada pelo comentário, pelas correções e complementações. adorei a exposição. fiz as correções e complementações.

      Excluir
  2. COM CERTEZA EU TAMBÉM IRIA ADORAR ESSA!
    Tomara que venha para o Rio de Janeiro!
    O livro que acabei de ler voce iria adorar!. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, quem sabe, as outras exposições que vi já circularam, quem sabe essa tb.

      Excluir
  3. Hello, Pedrita!
    Esse livro é bem interessante, bela obra!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Olááááá Pedrita
    Oooooooowwwnnn livrinho tridimensional <3333
    VC tem razão as obras tem textos poemas mesmo, que lindo!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, o livrinho é tudo. tb amei os poemas nos nomes das obras.

      Excluir

Cultura é vida!