sábado, 9 de dezembro de 2017

Vermelho Russo

Assisti Vermelho Russo (2016) de Charly Braun e Martha Nowill no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, adoro as atrizes Martha Nowill e Maria Manoella desde que vi a peça Mulheres que Bebem Vodcka em 2010. Talvez já tivesse visto essas atrizes anteriormente, mas foi depois da peça que passei a acompanhar o trabalho delas. Queria muito ter visto esse filme nos cinemas, mas não consegui. O filme recebeu muitos elogios e prêmios.

Em 2009 Martha Nowill foi estudar teatro em Moscou e escreveu relatos da viagem. Resolveu fazer o filme baseada nessa experiência. Ela e Maria Manoella interpretam os personagens com os mesmos nomes. As duas seguem para Moscou para estudar teatro por mês e nesse período estudam a obra Tio Vânia de Tchekhov.

Mas o filme fala desse período que elas passam em Moscou. Muito interessante como é feito, atraente. Mostram elas no avião. Muito bacana onde elas ficam hospedadas. É em um alojamento onde vivem atores idosos, a própria Martha no filme comenta como o nosso Retiro dos Artistas. São umas preciosidades elas no alojamento, a convivência com todos de lá.
As personagens acabam tendo um desentendimento após um rapaz que estava saindo com Martha beija Manoella. Aí o filme se mistura com o teatro em uma metalinguagem, já que na peça que elas estudam as personagens também se desentendem. É muito interessante também a tênue linha que separada a realidade da ficção, sobre o que no filme foi inspirado realmente na vida das duas atrizes. Fazem participações no filme Fernando Alves Pinto, Michel Melamed e Soraia Chaves. Gostei muito de Vermelho Russo que ganhou prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio.

Beijos,
Pedrita

19 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Quando acesso o seu blog, lembro que tenho que assistir ao musical da Hebe.... Daqui a pouco sai de cartaz e não fui lá.... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, confesso que não entendo a relação do meu blog com a hebe e seu musical. não penso em ver.

      Excluir
  2. Essa Maria Manoela é ótima atriz. Já vi alguns trabalhos com ela.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  3. Também quis ver no cinema, mas na época não deu. Não conheço as atrizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, estava em poucas salas e horários. são ótimas atrizes.

      Excluir
  4. O nome do filme me lembrou de uma fala da Svetlana Alexiévich​, em entrevista dada a programa brasileiro, em que ela falava de "minha Rússia vermelha", rsrs. Este filme deve ser mesmo interessante, mais um para a lista de "a ver".

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, em umas matérias martha disse que vermelho russo é um nome de um batom.

      Excluir
  5. Não tenho interesse de assistir porque raramente gosto de algum filme nacional.
    Sei que preciso mudar esse conceito, mas não mudei ainda.
    e se vc diz que tem uma "metalinguagem" que nem sei o que é isso, aí complica mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tenho visto elogios a alguns filmes que tem visto. mas esse acho que não vai gostar. sobre o outro comentário falei no zap.

      Excluir
  6. Minha família ainda está grande.
    Por isso comemoramos o Natal juntos.
    O ano novo também é sempre na casa de algum dos irmãos.
    Mas como, este ano, viajo na manhã do dia 01, nem vou está com eles, no romper do ano.
    Gosto mais, muito mais de ano novo que do natal.
    Sua família é pequena?
    Minha mãe teve 9 filhos e por muitos anos fomos os 9 filhos.
    Depois ficaram 8 irmãos.
    E agora somos 6 porque temos 2 irmãos que moram em outros Estados.
    Somos unidos. Raramente brigamos. Mas, brigamos (risos)

    ResponderExcluir
  7. Olá, Pedrita!
    O Canal Brasil de vez em quando passa uns filmes e programas culturais interessantes.
    Esse filme deve ser ótimo, quando passar novamente vou assistir.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu fiquei feliz demais que esse filme estreou no canal pq estava ansiosa pra ver. veja sim, acho q vai gostar.

      Excluir
  8. Olá Pedrita
    Também não consegui ver no cinema e ainda não assisti.
    Já queria muito ver antes e mais ainda depois de ler sua resenha.
    Gosto muito desse jogo narrativo experiência de registro como se fosse um quebra-cabeça!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu estava ansiosa, foram muitos elogios. gostei demais da edição. da forma como o filme foi realizado. muito bom. acho que vai gostar.

      Excluir
  9. Estou completamente desatualizada com relação a cinema. Não conheço as atrizes e nunca ouvi falar desse filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, eu não sei se ouvi pq gostei das páginas das atrizes. só sei que passei a acompanhar tudo do filme quando estava sendo realizado.

      Excluir

Cultura é vida!