terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Bake Off Brasil: Mão na Massa 2018

Assisti ao programa Bake Off Brasil: Mão na Massa no SBT. Eu sou bastante avessa a programas de culinária. Esses então com jurados mais ainda porque vários costumam destratar os participantes, não é o que acontece no Bake Off Brasil.

Nesse os jurados Beca Milano e Olivier Anquier criticaram sim, mas sem serem grosseiros. Pontuaram e sugeriram melhoras. Realmente eles dão ótimas dicas e acabam ajudando os participantes. Uma única vez ficaram muito bravos, mas eu entendi, também acho muito pecado debochar da comida que é algo sagrado, tanta gente passando fome no mundo, precisamos respeitar os alimentos. Eles focaram em respeitar o programa e as pessoas que não tiveram oportunidade de participar, já que são inúmeros candidatos. Nadja Haddad era a apresentadora, solar e sensível ela ajudava muito os participantes dando apoio moral, conversas. 
O programa foi muito bem editado. Um livro animado mostrava como ia ser cada receita do participante bem como as provas técnicas. Uma produção e tanto, cada participante devia decidir o que ia fazer porque quando o programa era gravado os ingredientes já estavam todos ali, imagino a força tarefa para deixar tudo pronto para na hora do gravando tudo já estar pronto, até porque no começo eram muitos participantes.
Eu resolvi ver por um participante e pelo Olivier Anquier que adoro, foi a primeira vez que ele participou como jurado desse programa. Só que eu logo me afeiçoei há vários participantes e não queria largar mais. Meus preferidos sempre foram Nayane, Paola, Gislaine, Fatinha e Ricardo. Exatamente nessa ordem. Nunca entendi porque Mina virou Luís dois programas depois e só na final voltou a ser Mina. Eu comentei no Twitter que os jurados deviam comer muito cabelo nas degustações, me incomodava terrivelmente os cabelos esvoaçantes de vários. Depois eles passaram a aparecer mais com cabelos presos. As escolhas dos participantes devem seguir regras de realities shows. Procuram personagens diversos:  engraçados, vilões, bonzinhos, doces, rústicos, etc.

Depois de um certo tempo eu passei a "ver" com uma amiga pelo whatsapp. É muito mais gostoso poder fazer comentários ao vivo. Nós duas estávamos incomodadas as as esculturas que escolhiam para os participantes fazer. Minha amiga disse que o programa parecia cake design. Ela comentou inclusive que no original britânico os participantes confeccionavam também pães e vários outros gêneros, que é bem mais amplo de habilidade e receitas, não somente esculturas. Fiquei curiosa.

Eu fiquei muito feliz que Nayane e Ricardo foram para a final. Os dois tinham repertório suficiente para preparar uma vitrine de loja de doces, o que não acontecia com vários participantes. Eu fiquei com muita vontade de experimentar os doces que a Nayane preparou durante o programa com rapadura e cupuaçu, iguarias que eu amo. No início estranhei e os jurados também os participantes serem tão repetitivos nos recheios em geral com variações de cremes e chocolates. O Brasil é tão rico em frutas, mas elas apareciam pouco. Por sorte no final foram mais presentes, mas os futuros participantes deveriam experimentar antes do programa vários pratos com frutas, conhecer suas especificidades, porque o Brasil é muito rico na variedade de frutas e poucas foram usadas. A maioria eram as frutas da moda.
Eu fiquei feliz demais que o Ricardo ganhou. Muito merecido. Ele foi bom em quase todo o programa. Concentrado, educado, ajudava os outros, dava dicas. As receitas criativas eram muito bonitas, apesar de um pouco tradicionais. Tanto que sua vitrine tinham belas receitas, mas seguiam um padrão mais tradicional em doces. Espero que faça uma bela viagem que faz parte do prêmio.

Gostei dos patrocinadores dessa edição. Recentemente descobri que a Philco tinha comprado a Black in Decker, marca de produtos elétricos de cozinha incríveis. A Philco pegou a grande tecnologia da Black in Decker e inovou no design. Os produtos ficaram lindos. O vencedor levou a linha toda, mas o segundo e terceiro lugar também ganharam uns produtos. eu adoraria ter todos, mas nem sei onde iria colocar.


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Gostei do resultado também. Minha preferida era a Lolla. Eu a achei muito engraçada. Realmente, parte do êxito do programa vem da escolha dos participantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mari, eu não aguentava a voz da lolla. foi muito boa a escolha mesmo dos participantes.

      Excluir
  2. Hello, querida Pedrita!
    Amei que o Ricardo ganhou ele trabalha muito bem!
    O Olivier Anquier é o máximo, essa edição foi top!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, sim, ricardo foi ótimo. adoro tb como vc o anquier.

      Excluir
  3. Eu amei esse programa e fiquei feliz que o Ricardo ganhou.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Essa edição não assisti, infelizmente não deu certo de acompanhar.
    Mas gosto muito do formato.
    Que bom que a vitória foi justa e quem ganhou fez por merecer!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu só conheci agora. achei muito bem realizado. foi sim, o ricardo foi incrível.

      Excluir
  5. Já assisti a esse programa uma vez, mas não curti muito prefiro Master Chef .
    beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leticia, eu só conheci essa edição desse, gostei muito. não curto programas de gastronomia, inclusive master chef.

      Excluir
  6. Disponho de tão pouco tempo e são tantos os programas de culinária que acabo não vendo nenhum, rsrs. Quando eram menos, eu curti muito um programa britânico (que já não é exibido faz tempo) chamado "Two Fat ladies". Até achava que era o tipo do programa que eu mesma faria com prazer, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, nem me fala. eu fugia de todos. até ir dar uma olhada nesse e ficar meses curtindo.

      Excluir
  7. Perdi a maioria dos episódios.
    Não torci por nenhum.
    O que acho ruim nesses programas é que as receitas não podem ser feitas por nós mortais.
    São tantos ingredientes diferentes que não me atrevo.
    Aqui, gosto de fazer coisas salgadas.
    Minha filha adora fazer receitas doces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu qd começo a perder muitos episódios acabo largando. eu me afeiçoei logo em alguns participantes. e concordo, não dá pra fazer os doces. por isso me animei. são impossíveis de fazer e ficam tão feios q nem dá vontade. pq se desse vontade ia ser um programa muito engordativo.

      Excluir

Cultura é vida!