domingo, 16 de junho de 2019

A Floresta de Pigmeus de Isabel Allende

Terminei de ler A Floresta de Pigmeus (2004) de Isabel Allende da Bertrand Brasil. Eu queria muito ler esse livro, achei em um sebo. É o último da trilogia As Aventuras da Águia e do Jaguar. Os anteriores eu comentei aqui: A Cidade e a as Feras e O Reino do Dragão de Ouro.

O marcador de livro é de couro e do Peru. A autora nasceu no Peru, mas é considerada chilena por ter ido logo morar no Chile. Mas por viver nos Estados Unidos também é considerada americana. Os pintores da postagem são chilenos.
Obra Painel Floresta Mágica de Enrique Rodriguez

Agora a jornalista Kate é designada  pela International Geographic a fazer uma matéria na floresta africana. Ela diz que só pode ir com o neto e a amiga. Eles seguem então para uma aventura. Lá conhecem uma aviadora até que um missionário pede que essa aviadora o leve ao meio da floresta para resgatar dois missionários desaparecidos.

Obra O Rei do Bosque (1982) de Patricio de la O 

Antes da obra começar a autora fala do seu compromisso com as florestas. É perceptível na obra, em meio as aventuras, o cuidado com os animais, as florestas e as pessoas. E Isabel Allende escreve muito bem aventuras. Gosto muito de toda a trilogia.

Obra Reconstruindo pela Água (2016) de Alejandro Escribano

A autora é muito irônica. O tempo todo ela questiona o missionário e a não aceitação as crenças das aldeias e sobre a arte também. 

Trecho de A Floresta de Pigmeus de Isabel Allende:

"Para Kate, formada na sobriedade de uma igreja protestante, o culto católico parecia tão pitoresco quanto as cerimônias religiosas dos povos africanos.
-Eu também tenho um amuleto, mas não creio que ele seja capaz de me salvar dos dentes de um crocodilo - disse Angie, mostrando sua bolsinha de couro.
-Não compare seu fetiche de bruxaria com um escapulário! -irmão Fernando protestou, ofendido.
-Qual é a diferença? - Alexander perguntou com muito interesse.
- O primeiro representa o poder de Criso, o segundo é uma superstição pagã.
- Às nossas crenças chamamos de religião, às dos outros, superstição - Kate comentou.
Sempre que surgisse uma oportunidade, ela repetia essa frase em presença de seu neto, para que ele aprendesse a respeitar as culturas diferentes da sua. Outras frases favoritas de Kate eram as seguintes: "Falamos um idioma, os outros falam dialetos"; "O que os brancos fazem é arte, mas o que as pessoas de outras raças fazem é artesanato"."


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Dela só li (que me lembro)"A casa do espíritos" e "Cartas a Paula".
    Não sei se tenho outro livro dela que certamente não li.
    Sei que ela tem muitos livros publicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, filha da fortuna e ilha sob o sol estão entre os melhores livros que já li.

      Excluir
  2. Não conhecia o livro (nem a trilogia) e fiquei super curiosa para ler!
    Dica devidamente anotada. É
    E siiiiiiiiim é fundamental e deveria ser imprescindível o respeito à religião e cultura de todos.
    Esse marcador é muito amorzinho.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu descobri por um acaso tb. comprei o segundo da trilogia e aí q descobri q ela escreveu esses livros de aventura. tb adoro esse marcador. trouxeram do peru pra mim.

      Excluir
  3. Não conhecia esta trilogia, já li várias obras dela, frase fortes essas que escolheu, embora já conhecesse a ideia. Só não gostei de Paula, outros gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, paula é mais desabafo. sou apaixonada por filha da fortuna e ilha sob o sol, entre os melhores livros que já li.

      Excluir
  4. Nunca li as obras dela, mas é uma grande autora.
    Big beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Fui ao Teatro Itália e assisti Os Rapazes da Rua Augusta com Bruno Alba e Kainan Ferraz. É uma peça que aborda a prostituição masculina. O espetáculo tem cerca de 1 hora. Composto por esquetes. Poderia ter uma duração maior p/ melhor desenvolvimento. Alba está ótimo no palco. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li muitos livros da Isabel Allende e ainda tenho outros à espera (o Filha da Fortuna, por exemplo, está há muito tempo em minha mesinha de cabeceira, rsrs). Porém, desconhecia essa trilogia, que - pela resenha - parece ter conteúdo mais aventuresco e juvenil. é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, amo filha da fortuna, entre os melhores livros que já li. isso, é mais juvenil e aventura tipo indiana jones. mas com olhar atento ao meio ambiente. é bem interessante. ela escreve muito bem.

      Excluir
  7. Olá, querida Pedrita!
    Ainda não li nenhuma obra dela, gostei da capa e da resenha!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, ela é incrível. essa edição é muito bonita.

      Excluir

Cultura é vida!