quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Belezas da Terra

Assisti Belezas da Terra no É de Casa na TV Globo. Eu peguei essa matéria por um acaso, nossa, fiquei encantada. São gerações de mulheres que trabalham no cultivo da terra em Caxias do Sul, mais recentemente com a produção de maçãs Fuji e outras frutas.

Me emocionei várias vezes. A mãe contou que a plantação começou com a mãe dela e com a família dela, a Thomé. Que ela não estudou muito e também quis trabalhar na terra. Ela fez questão que as filhas estudassem, as duas se formaram em matérias que ajudariam na plantação, porque também queriam trabalhar na lavoura.
Antes elas cultivavam vários produtos, agora é só frutas, principalmente a maçã Fuji. Elas tem uma máquina que separa as maçãs por tamanho. Por isso que no supermercado achamos aquele pacotinho com várias maçãs pequenas. As que estão "imperfeitas" elas usam na compostagem e também pra fazer quitutes: tortas, bolos, sucos, geleias. Que talentosas! Elas colhem com umas bolsas como mochilas ao corpo, mas são especiais, no carrinho no trator, elas abrem os botões em baixo e colocam com cuidado. Tudo funcional, inteligente e cuidadoso. A matéria foi feita pela ótima Juliana Sana.

Fiquei encantada com o quadro Belezas da Terra, quero ver outros.. Por mais matérias como essa, inclusive na TV aberta. O vídeo está aqui.

Vou colocar vídeos sobre as maçãs Fuji, não dessa pauta.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Bom dia. Uma excelente quarta-feira. Um tipo de matéria, que sou apaixonado.

    ResponderExcluir
  2. Adoro maçãs fugi. Bonita publicação.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  3. Por coincidência, assisti a esta matéria também, embora de um modo descontínuo (marido estava vendo TV e eu ao lado no PC).
    Admiro o arrojo de quem realiza trabalhos como esse, especialmente mulheres.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tb, liguei a tv na hora do café e me deparei com essa linda matéria. sim, é um trabalho bem exaustivo.

      Excluir
  4. Por mais matérias assim ❤❤
    Amo essa pegada da terra.
    Sua resenha me fez lembrar de quando comprava do site "frutas imperfeitas".
    O turismo das frutas é um aprendizado "encantador, lindo visualmente falando e MUITO saboroso "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli,nÃO é? por mais matérias de gente que faz. tb amo essa pegada terra. e pelo jeito esse família tb. foram estudar e voltaram pra erra. ah, sim, eu tb compro frutas imperfeitas. e as pequenas são sempre mais doces.

      Excluir

Cultura é vida!