sábado, 4 de agosto de 2007

Eterno Amor

Assisti ao filme francês Eterno Amor (2004) de Jean-Pierre Jeneut no Cinemax. Esse título não tem muito a ver, mas não consegui um significado para o título original: Long Sunday of Engagement. Fui ver mesmo porque está no elenco a ótima Audrey Tautou e ela arrasa em Eterno Amor e é do mesmo diretor de Amélie Poulain. Quase que o Cinemax me demoveu de ver esse filme, eles são péssimos em sinopses, dão sempre um ar auto-ajuda medíocre. A sinopse era tão ruim, naquela voz empostada medíocre que quando começou o filme, achei que tinham errado e colocado outro.


Eterno Amor começa na Primeira Guerra Mundial. Cinco militares franceses são condenados à morte pelos franceses porque mutilaram uma de suas mãos acidentalmente ou propositadamente. Eterno Amor começa com eles nas trincheiras, sendo levados a outra trincheira para serem executados. É doloroso quando o mais jovem diz que é noivo e que foi bom que ele foi para a execução, já que ao final da execução ele poderá voltar mais cedo para seu lar para se casar.

Antes deles serem executados, cada um seleciona um presente a alguém querido. Naquela confusão da guerra os franceses querem se livrar de matar esses franceses. Então eles, de forma cruel, tiram esses homens das trincheiras, entre os franceses e o exército alemão, para que morram mortos pelos alemães ou de fome, deixando-os à própria sorte. É de uma crueldade medonha.

Então, essa caixa, com os cinco presentes chegam a noiva do mais jovem, interpretada maravilhosamente por Audrey Tautou. A personagem teve poliomelite na infância, conseguiu sair da cadeira de rodas, mas manca. Como ela trabalhou bem. Ela então, em meio a dor do presente do seu noivo, fica incumbida de localizar cada uma daquelas pessoas e entregar os objetos.

Ela tem uma dificuldade enorme de localizar essas pessoas. Uma porque é a guerra e outra porque algumas eram amantes, prostitutas, amigos, que com a guerra desapareciam, morriam e ela não conseguia informações. Com essa busca ela tenta entender o que aconteceu, ela quer saber se algum daqueles soldados sobreviveram e se o noivo dela está vivo.

Eterno Amor é um filme lindo, com aquela linguagem característica do diretor Jean-Pierre Jeneut. O elenco também é maravilhoso: Gaspar Ulliel, Jean-Pierre Becker, Dominique Bettenfeld, Clovis Cornillac, Marion Cotillard, Jean-Pierre Darroussin, Julie Depardieu, Jean-Claude Dreyfus, André Dussollier, Tchéky Karyo, Jérôme Kircher, Denis Lavant, Chantal Neuwirth, Dominique Pinon e Ticky Holgado. Jodie Foster faz uma participação. É uma das pessoas que Audrey Tautou tem que encontrar.

Eterno Amor ganhou merecidamente 5 César de Melhor Atriz Coadjuvante (Marion Cotillard), Melhor Revelação Masculina (Gaspard Ulliel), Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção e Melhor Figurino. Realmente a fotografia é maravilhosa, assinada por Bruno Delbonnel. Também gostei muito da trilha sonora, é linda.











Bejios,











Pedrita

6 comentários:

  1. Pedrita, assista Walking Life gostaria de saber seus comentários. Abraços poéticos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da Audrey Tautou. O filme parece triste demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que consegui (rs). Vim do seu flog da UOL e olha só: custei que a janelinha aqui aparecesse (rs). mas bom. Já que está aqui, sempre vale a lentidão do meu pc para te ler e me atuaalizar. Beijos enormes.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, deu muita vontade de ver o filme!!!!

    Eu só não entendi uma coisa: como assim sinopse falada antes do filme?

    É isso mesmo ou eu estou viajando?

    Beijos Ped´s, e boa sorte na casa nova :)

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, ja assisti a esse filme e adorei.. chorei, como sempre, mas gostei.
    Adoro a Audrey Tautou de paixao, entao procuro ver tudo o que aparece dela...
    Beijo!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!