domingo, 5 de agosto de 2007

Alguns livros da minha vida

A Andrea me convocou a participar dessa deliciosa incumbência. Indicar cinco livros. Não é uma tarefa fácil, eu indicaria muitos outros, mas vou escolher alguns especiais para cumprir esse ótimo pedido. Estou curiosa porque sei que algumas amigas devem fazer a lista também em breve. Algumas que já fizeram, eu já anotei algumas indicações que me interessaram.



A Misteriosa Chama da Rainha Loana de Umberto Eco

Eu simplesmente amei esse livro. Já adorava esse autor, mas foi muito surpreendente as descobertas da obra. Fala muito da memória, do saber ou não sobre o nosso passado, é ambigüo, complexo e simplesmente magnífico.

Trecho: "Era como se acordasse de um longo sono, e no entanto estava ainda suspenso em um cinza leitoso. Era um estranho sonho, desprovido de imagens, povoado por sons. Como se não visse, mas ouvisse vozes que me contavam o que devia ver. E contavam que eu ainda não via nada, exceto um fumegar ao longo dos canais, onde a paisagem se dissolvia."




Rumo ao Farol de Virgínia Woolf.

Li há muitos anos. Peguei emprestado de uma biblioteca, nem tinha saído o dessa coleção da Folha. Nem lembro de que biblioteca era, já que era sócia gratuitamente de várias e pegava em várias. Nessa época eu não tinha dinheiro para comprar livros, nem em sebos, e as bibliotecas foram minhas companheiras. Não cobravam nada e tinham ótimos acervos.

Amo essa escritora e dela essa obra foi a que mais me marcou. Uma viagem de uma família. Maravilhoso! Não sei em que agenda anotei trechos, vou pegar alguns na matéria sobre o livro no site da Folha.

Trecho: "Essas palavras trouxeram uma extraordinária alegria a seu filho, como se a excursão já estivesse definitivamente marcada. Após a escuridão de uma noite e a travessia de um dia, o desejo - por tantos anos aspirado - era agora tangível. "

Baú de Ossos de Pedro Nava

Foi minha irmã que me apresentou esse autor e me emprestou esse livro. Ela tem a continuação, mas ainda não li. Pedro Nava relata as origens de sua família. Começa com a chegada de seus familiares no Maranhão. Até que as gerações chegam ao seu nascimento em Minas Gerais. Toda a vivência rural e hábitos alimentares lembraram muito minha infância, apesar de minha origem não ser de Minas Gerais.

Trecho: "Cada açúcar no seu lugar, cada açúcar na sua hora. É por isto erro rudimentar querer classificar os açúcares em superiores, inferiores, de primeira, de Segunda. Esse é o critério de quem os vende e não de quem os degusta. Só se pode fazer melado, com rapadura. Só com ela se tempera café forte e autêntico. Só se pulveriza doce seco com o cristalizado. Só com o mulatinho se obtém o bom café-com-leite-de-açúcar-queimado. Para doce de coco, baba-de-moça e quindim - o refinado. Para o de mamão verde, idem. Idem, ainda, para a cocada branca seca ao sol e para a cocada em fita. Para as cocadas raladas de tabuleiro e de rua -açúcar preto. E assim por diante..."

A Montanha Mágica de Thomas Mann

Esse livro ficou muitos anos como um mistério para mim. Minha mãe comprou-o daquela coleção do Círculo do Livro, tinha que comprar um livro por mês ao menos e comporu pelo que ela leu na revista. Ela não tinha o hábito e ler e conhecer grandes clássicos. Eu comecei a tentar lê-lo aos 17 anos. Parei várias vezes, recomeçava e sempre parava pela página 30. Alguns anos depois é que descobri a maravilha que essa obra que é. Os debates entre o jesuíta, o ateu e o indeciso são umas das grandes preciosidades que já li na vida. Cada um defendia muito bem as suas crenças ou descrenças, que eu ficava confusa das convicções que tinha a cada momento. Maravilhoso!
Trecho: "Que era, então, a vida? Era calor, o calor produzido pela instabilidade preservadora da forma; era uma febre da matéria, que acompanhava o processo incessante decomposição e reconstituição de moléculas de albumina, insubsistentes pela complicação e pela engenhosidade."

Os Irmãos Karamazov de Fyodor Dostoyevsky

Foi uma decisão difícil porque gosto imensamente de outra obra desse autor, mas amei esse livro e não poderia deixar de mencioná-lo. Eu comprei de uma coleção que saía nas bancas há muitos anos, em dois volumes e foi uma descoberta fascinante. Não tenho trechos anotados, talvez em alguma agenda, como anotava no passado, mas não lembro o ano. Vou colocar um trecho que achei na internet.
Trecho: "É preciso notar, no entanto, que, se Deus existe, se criou verdadeiramente a terra, fê-la, como se sabe, segundo a geometria de Euclides, e não deu ao espírito humano senão a noção das três dimensões do espaço."

Bom, agora tenho que escolher cinco blogueiros para participar também e indicar bons livros. Espero que todos participem porque tenho uma curiosidade enorme de ver suas indicações e de conhecer novas obras. São eles:



Poemas, Poesias e Elegias



Beijos,
Pedrita

11 comentários:

  1. Pedrita, gostei de saber seus livros preferidos. Anotei as dicas ! mas como vc sabe sou uma leitora preguiçosa, vou demorar a ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. amiga, eu tenho um defeito pior ainda, amo livros enormes, gosto de demorar pra terminar. a montanha mágica, baú de ossos, irmãos karamazov rumo ao farol são enormes. só a misteriosa que é grande, mas tem letras grandes e ilustrações. eu mesma demorei séculos para lê-los, mas amei todos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi, pedrita, muito boas suas escolhas literárias, uma lista de grande qualidade. Vou fazer tb as indicações, tão logo me arrume um tempinho porque a segunda-feira amanheceu cheia de compromissos. um grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu tô amando ler as listas amigas, a sua é bem parecida com vc, Peds. Por cincidência, comecei a ler Tolstói em Sampa, Anna Karenina, um luxo.

    Vamos multiplicar. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sua lista é de primeira qualidade. (Confesso que, em relação a Umberto Eco, só li os seus livros teóricos: "Obra aberta", "Apocalíticos e integrados" e outros.) Revela um apurado gosto. Ah, sim: cheguei aqui através de um comentário seu no Sensível Desafio. Vou, agora, ler outras postagens suas. Aliás, também sou apaixonado por cinema, quadrinhos e poesia. E música clássica, além de um bom samba, de um bom jazz, de um bom frevo e de um bom choro. Sem falar no baião, claro. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das suas indicações... ih, ó eu ali... Bom, vou começar a preparar a minha listinha...
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  7. "Memórias de Adriano" de Marguerite Yourcenar fará sempre parte da minha lista de preferidos.

    ResponderExcluir
  8. Espero vê-la hoje no São Pedro. Onde vai sentar-se?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Mais cinco dicas de livros, que delícia! Não li nenhum deles, mas anotei. Esse negócio de "cinco livros" vai render horas e horas de leitura...Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Antiguinha essa postagem, mas vim conferir tuas indicações de livros... como logo lerei uma obra de Umberto Eco, foi bom ver que há mais indicações de livros dele... quero ler tudo, hehehe!
    Boa semana, beijos!!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!