quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Nina

Assisti Nina (2004) de Heitor Dhalia no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, ainda mais quando esteve em cartaz nos cinemas. É interessante. Gostei muito da diferença de linguagens em toda a trama. Nina é uma moça perturbada, que tem muitos pesadelos difíceis, dificuldade de afeto e sobrevivência financeira. Ela mantém uma relação doentia com a senhora que aluga o quarto para ela. As duas sempre estão se agredindo de alguma forma, já que Nina vive com dificuldade para pagar o aluguel. Mas a senhora também não é fácil e é sádica em magoar sua inquilina. O roteiro é do diretor com Marçal Aquino.


Guta Stresser arrasa como Nina. Eu achava que o filme trazia somente as duas atrizes: Guta Stresser e a ótima Myriam Muniz. Mas Nina traz uma gama de grandes atores em vários personagens, alguns só de passagem. Estão no elenco: Sabrina Greve, Luiza Marani, Milhem Cortaz, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Mateus Nachtergaele, Guilherme Weber, Selton Mello, Renata Sorrah, Abrahão Farc, entre outros.

Os lindos desenhos de Nina no filme são feitos por Lourenço Mutarelli. Gostei da estrutura de linguagem de Nina. O filme é colorido, mas está sempre em tons escuros de cinza, preto, branco, verde e azul escuro. Raramente há outras cores. Os pesadelos de Nina são sempre em preto e branco. E quando ela imagina cenas são de animação com os seus desenhos. Incrível! Nina ganhou Prêmio da Crítica no Festival de Moscou, Prêmio de Direção em Nova York, Prêmio de Fotografia em Lima e Prêmio Revelação em Portugal.










Beijos,











Pedrita

4 comentários:

  1. êeeeeeeeee, consegui vir aqui!!!
    (arrumei um servidor proxy picareta)
    ;-)

    vou ler tudinho, licença.

    bj
    saudade da srta,

    ResponderExcluir
  2. Óia aê... Bem-vinda ao mundo de 1G do blogger.com!!!!
    Heheh...
    Aaaah, agora sei por que você disse que lembrou de mim, vendo esse filme. Nossa... Vou anotar. Acho Muttarelli muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curisidade em ver este filme. Gosto muito da Guta.

    E viva! Você mudou! :) Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!