segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Segredo de Berlim

Assisti O Segredo de Berlim (2006) de Steven Soderbergh no Cinemax. Além da direção, o elenco é excelente, George Clooney, Cate Blanchett e Tobey Maguire. Mas o filme não funciona. O diretor quis fazer um filme noir, colocar várias referências de filmes pxb noir. É muito bem feito, bonito esteticamente, bonita a fotografia, mas o roteiro funciona muito mal. O personagem de George Clooney aterrisa na Berlim após Segunda Guerra Mundial. Logo depois, onde a cidade ainda está muito destruída, há muitos interesses políticos de vários países e ele se envolve em uma trama bastante complexa. O roteiro é baseado na obra de Joseph Kanon.

No final O Segredo de Berlim faz uma homenagem ao final de Casablanca, mas o desfecho é bastante fraco. Parte da premissa que o fato seria algo escandaloso, alguém fazer qualquer coisa para sobreviver. E com perfil machista, porque alguém que faz "qualquer coisa" é uma linda mulher. Bastante tolo e já imaginávamos isso logo de cara. O filme se arrasta bastante, é mal desenvolvido não funciona. O final quer surpreender com o óbvio e com uma visão machista para um filme atual.


Música do post: 23 - Ella Fitzgerald & Group - Soldier Boy



Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Sempre vejo esse filme na locadora e fico na dúvida. Foi bom você ter comentado, assim não vou pagar a diária para assistir a um filme que se arrasta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte com a crítica ao filme. Gostei, mas ao mesmo tempo também lhe encontrei alguns pontos fracos. Nao compreendi o final, pois estava à espera de uma outra revelacao - que ela fez tudo para sobreviver sabe-se logo do princípio. Quem nao faria o mesmo num caso desses.

    Saudacoes invernais de Düsseldorf!

    ResponderExcluir
  3. olá Pedrita


    Hoje é só para lhe desejar BOAS-FESTAS e um NATAL MUITISSIMO FELIZ, com muitas prendinhas, com muita alegria.
    Eu vou de férias por alguns dias.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. ana maria, se passar na tv, pode até arriscar, mas acho que pagar é demais mesmo.

    ematejoca, o desfecho é muito mal feito mesmo.

    isabel, boas festas pra vc tb.

    ResponderExcluir
  5. Que pena. George Clooney é tão lindo e talentoso e embarcar numa furada...
    Denise

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que um filme com uma premissa tão boa e ainda mais com a Cate , o Clooney e a direção do Soderberg, não tenha dado certo, mas mesmo assim quero ver.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!