quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dois Irmãos

Terminei de ler Dois Irmãos (2000) de Milton Hatoum. Li o livro exatamente dessa capa. Minha irmã me emprestou, é de uma coleção Companhia de Bolso da Companhia das Letras. Eu queria muito ler esse livro, já tinha estado com outra edição em uma livraria nas mãos, mas não comprei. Quando vi na prateleira dos livros da minha irmã, delirei. Tanto que, de todos os que peguei emprestado, esse foi o que primeiro quis ler. E que surpresa maravilhosa! Amei essa obra! Amei ser em Manaus e eu parecia sentir os cheiros de Manaus, ver as pessoas, que saudades daquela cidade incrível! Eu sempre me surpreendo também com os imigrantes que vieram para o Brasil. Em cada região parece que mudam os países. Milton Hatoum conta a história de uma família de libaneses que vem viver no Brasil. Eles tem dois filhos que vivem brigando.
Obra Os Pescadores de Manuel Santiago
Apesar de ser a história desses Dois Irmãos, acompa-nhamos mais a daquele que fica em Manaus. Um deles passa anos no
Líbano estudando e depois vai estudar em São Paulo e constituiu família por lá. Achei que eu tinha perdido onde nós leitores ficávamos sabendo quem é o narrador, mas não, só vamos mesmo saber no final. Gostei demais do estilo de narrativa de Milton Hatoum, fiquei com muita vontade de ler outros livros do autor.

Obra de Gilberto Maia

Anotei alguns trechos de Dois Irmãos de Milton Hatoum:

“Zana teve de deixar tudo: o bairro portuário de Manaus, a rua em declive sombreada por mangueiras centenárias, o lugar que para ela era quase tão vital quanto a Biblos de sua infância: a pequena cidade no Líbano que ela recordava em voz alta, vagando pelos aposentos empoeirados até se perder no quintal, onde a copa da velha seringueira sombreava as palmeiras e o pomar cultivados por mais de meio século.”

“Os religiosos sabiam que o ex-aluno tinha futuro; naquela época, Yaqub e o Brasil inteiro pareciam ter um futuro promissor.”

Tanto os pintores como o compositor são amazonenses.


Youtube: Claudio Santoro - Toccata



Beijos,

Pedrita

11 comentários:

  1. Esse foi um hq q nunca me chamou muito a atenção. R.: Li muito HQs do Aranha na minha adolescência e curtia o humor do herói. Depois parei de ler por algum tempo. E depois li algumas estórias da Saga do Clone (fase horrível...rs). Sobre os filmes: o primeiro e o segundo vi no cinema e gostei. O terceiro assisti em DVD e é simplesmente uma porcaria. Li o motivo desse filme ter sido tão mal feito. O diretor disse em entrevista recente que a Sony interferiu no seu trabalho e por isso a qualidade caiu. Tenha um bom dia, my friend. Bj

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica de leitura. Vou anotar e deixar na minha lista de compras para o final do ano.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita eu me lembro que vi aqui no seu sidebar o livro. Ele tem uma capa muito interessante.
    Olha, uma dica instala aqui no seu sidebar a Caixa de pesquisa; ela ajuda quem entra no blog a procurar por exemplo o nome de um livro, ou filme que vc já tenha postado. Eu tenho no sidebar, é muito útil.

    É fácil de instalar, abre lá a configuracao, layout, gadget e clica em Caixas de pesquisa, salvar.
    Porque eu acho que vc tem tanta coisa maravilhosa no seu blog e sem essa cx de pesquisa fica dificil de encontrar as coisas.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Vai para a minha lista! Apesar de não fazer muito o meu estilo...

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita,

    Estou lendo aos poucos as obras do Hatoum. Li há algumas semanas o "Cinzas do Norte" e adorei. O Dois Irmãos será o próximo. Obrigada pela dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que interessante Pedrita!!!
    Minha irmã morou em Manaus 2 noas. mas infelizmente não tive a oportunidade de conhecer. Foi bem na época que estávamos construindo nossa casa e o dinheiro sumia...não sobrava nadinha....
    Vc achou que o tamanho da letra da edição de bolso é bom?
    Bj

    ResponderExcluir
  7. ja li tres vezes,esse livro.
    o meu convite permanece,
    vou encarar a vida academica por aqui ainda por tres anos mais....

    ResponderExcluir
  8. cristiano, na infância eu lia os quadrinhos do maurício. só depois de adulta q li outros hq. eu gostei do segundo. o terceiro estou pra ver.

    georgia, eu adorei essa capa tb. obrigada pela dica da caixa, já coloquei.

    carla, pelo q vejo no seu blog de leituras e do q gosta, acho q é do seu gênero sim.

    fatima, eu quero ler esse cinzas.

    la socière, eu estou assim financeiramente agora. dessa edição eu gostei da letra. o pickiwick da editora abril capa vermelha q a letra era minúscula.

    ollho de pombo, dois irmãos merece mesmo uma releitura.

    ResponderExcluir
  9. É mesmo demais, não é? O Cinzas do Norte está na minha lista.
    Denise

    ResponderExcluir
  10. ja li cinzas do norte,,, bom tambem,,,,

    ResponderExcluir
  11. Pois só agora conheci Hatoum, e gostei de facto de o conhecer

    ResponderExcluir

Cultura é vida!