sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dzi Croquettes

Assisti Dzi Croquettes (2010) de Tatiana Issa e Raphael Alvarez no Canal Brasil. Na época do lançamento desse documentário nos cinemas muitos elogios a produção surgiram e eu fiquei curiosa já que por total ignorância não sabia quem foram os Dzi Croquettes. E o documentário cumpre muito bem o papel de contar a história desse grupo que na época da ditadura criavam um espetáculo tão inovador e ousado que chamaram a atenção inicialmente do Brasil, depois de Paris e do mundo. Os Dzi Croquettes foram criados em 1972, Vários grupos que sofreram influência ou participaram deram depoimentos. É clara a inspiração dos Secos e Molhados e algumas integrantes das Frenéticas dão depoimentos. Algumas participaram inclusive da Dzi Croquettas criado pelo próprio grupo com suas fãs.

Dzi Croquettes é um documentário muito bem realizado. A Tatiana Issa é filha de um figurinista que trabalhou por um período com o grupo e ela circulava entre eles e diz no documentário que achava eles uns palhacinhos. Não sabia que o grande ator Cláudio Tovar tinha participado do grupo. Nem tampouco do famoso Lennie Dale.  Outro que participou do grupo um pouco mais pra frente foi o Jorge Fernando. Quem fez estourar o sucesso levando crítica e público famoso a um espetáculo em Paris foi Liza Minelli, inclusive ela dá entrevistas sobre o grupo. Ela levou para ver o grupo Mick Jagger, Jeanne Moreau, Josephine Baker. Muitos são os entrevistados que iam ver inúmeras vezes as apresentações dos Dzi Croquettes como: Marília Pêra que chegou inclusive a fazer uma coreografia com Lennie Dale, Claudia Raia, Elke Maravilha que namorou um deles e circulava entre eles, Ney Matogrosso, Miguel Fallabela, Norma Benguell, Betty Faria, Pedro Cardoso que teve contato nos últimos anos do grupo,  Nelson Motta e Miele. O documentário passa ainda trechos de apresentações, entrevistas e é muito bem editado. O documentário ganhou vários prêmios, inclusive nessa semana no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Edição  pelo júri e Melhor Documentário pelo Voto Popular


Beijos,
Pedrita

3 comentários:

  1. Eu me lembro bem dos Dzi Croquetes, era fãnzona!!!!! que legal você relembrar. Beijinhos, Pedrita, bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei com muita vontade de ver esse documentário, mas quando cheguei em casa, já estava no meio. Uma pena! Fica para a próxima.
    Eu também não os conhecia. Talvez porque éramos crianças ainda e de uma família muito conservadora.
    Denise

    ResponderExcluir
  3. dê, eu pensei isso.

    anamaria, eu não conhecia.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!