segunda-feira, 18 de julho de 2011

Voz e Violão - Canções Brasileiras

Assisti ao recital Voz e Violão - Canções Brasileiras com a soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden na Biblioteca Mário de Andrade. Estava com saudades desse espaço. O recital foi em um dia da semana no horário do almoço, gosto de programações nesse horário que atraem as pessoas da região que saem para almoçar e podem ouvir uma boa música. Eu adoro esse repertório que traz composições de grandes e belos poemas. E gostei muito de conhecer algumas canções. Na plateia estava o compositor Edmundo Villani-Côrtes, aquele que ganhou essa semana o Prêmio Carlos Gomes e comentei aqui. O duo interpretou duas belíssimas canções dele: Rua Aurora com texto do Mário de Andrade e Imaginária Serenata com poema da Cecília Meirelles do Romanceiro da Inconfidência. que li em 2009, e comentei aqui. O compostior ficou tão emocionado que ao final comentou: "-Incrível! Como a Adélia Issa canta." Conheci mais uma obra do Gilberto Mendes, o Poeminha poemeto poemeu poesseu poessua da flor, inspirado no poema de Décio Pignatari. Nesse a Adélia Issa fez uma encenação teatral. Ela inclusive explicou que o recital trazia obras de vários períodos e influências e que cada um era interpretado conforme o estilo da época. Eu sempre me divirto com as canções de Ernst Mahle que o duo interpreta, Queixa da Moça Arrependida com poema do Ribeiro Couto e Natal com poema de Vinícius de Moraes. Sempre me emociono com a Canção do Amor, música de Heitor Villa-Lobos e poema de Dora Vasconcelos. Em alguns momentos Edelton Gloeden tocou maravilhosamente violão-solo. Ele interpretou Estudo nº 11 de Villa-Lobos, Prelúdios para Violão de César Guerra-Peixe e Estudo nº 9 de Francisco Mignone. O duo interpretou ainda a canção feita especialmente para eles,  Oriki de Erinlé  de Ordep Serra. Outras canções do recital foram: Mãe d´água de César Guerra Peixe, O Impossível Carinho de Francisco Mignone sob poema de Manuel Bandeira e a Cantinela de Villa-Lobos. Foi um belíssimo recital e gratuito! Esse recital está inserido em um projeto, que por 5 meses, uma vez por mês, terá um recital do duo no horário de almoço, gratuito e com programas temáticos.  


Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. que delícia as escolhas desse recital. e o melhor: de graça e em um horário bem gostosinho!

    ResponderExcluir
  2. OLá, tudo bem? Sempre ouço elogios sobre o livro O Livreiro de Cabul.. Preciso ler!!! Os DVDs se acumulam, livros tb.. Preciso de férias!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. livros, eu gostei muito.

    fabio, eu gostei bastante de o livreiro de cabul e é acessível pra comprar. eu carrego livros onde vou e tenho do lado do computador. agora com metrô aqui perto leio bastante nas viagens.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita.

    Você foi!!! Eu acabei não indo pois nesse dia eu iria sair após o almoço por causa de um curso.
    Que pena !

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  5. elvira, quem sabe no próximo nos encontramos.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!