sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Palhaço

Assisti no cinema O Palhaço (2011) de Selton Mello. Fui com a minha mãe, há mais de um ano que aguardava ansiosamente a estreia desse filme, a empolgação contagiou a minha mãe que há uns meses me ligava pra contar cada entrevista com o Selton Mello, a maioria tinha a presença do Paulo José que faz o pai do Selton Mello em O Palhaço. O filme é maravilhoso! O roteiro é de uma delicadeza e profundidade impactantes. Eu e minha mãe nos emocionamos muito. Selton Mello contou em uma entrevista que O Palhaço é sobre a busca do homem pela profissão, o que deseja ser. Algumas matérias falaram que é praticamente autobiográfico já que Selton Mello, como o personagem principal, não escolheu a profissão, começou a trabalhar nela e igualmente tinha questionamentos se foi levado pela profissão ou se queria realmente estar nela.

Eu a minha mãe tínhamos amado Feliz Natal, o outro filme desse diretor e eu disse a ela que esse era mais pra cima, mais alegre, mas nós descobrimos assistindo que é igualmente melancólico. A tristeza profunda desse rapaz sempre nos surpreende, daonde vem esse olhar triste e desesperançoso sobre a humanidade.  Um circo há uns anos atrás viajava por cidadezinhas em Minas Gerais. É um circo bem pobre. O filho e o pai são os palhaços e o filho é que tenta resolver e administrar os problemas desse grupo. Ele está desesperançoso com a falta crônica de dinheiro e a pouca habilidade que tem em resolver os problemas do grupo. Um sutiã grande que quebrou a alça e a senhora precisa urgente de outro, um mal cheiro de suor de outro, uma botina que furou.


Como o circo passa por algumas cidades, há vários personagens que vão e vem com um elenco primoroso. Fiquei muito feliz de ver a talentosa Martha Meola nele, como a esposa do prefeito de uma cidade. Moacyr Franco também aparece como um delegado com um monólogo maravilhoso, muito bem escrito, o personagem deu o prêmio a ele de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Paulínia. Selton Mello ganhou como Melhor Diretor. Começam então a aparecer atores incríveis: como Maria Manoella, Michelle Martins, Tonico Pereira, Fabiana Karla, Jackson Antunes, Chico Lorota, Emilio Orciollo Neto, Danton Mello e Ferrugem.

A trupe do circo é incrível: Teuda Bara, Larissa Manoela, Giselle Motta, Bruna Chiaradia, Thogum Teixeira, Erom Cordeiro, Renato Macedo, Maíra Chasseraux, Cadú Fávero e Tony Tonelada.  A fotografia de Adrian Tejido é maravilhosa! A direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é primorosa. Impecável a edição de Marília Moraes. E belíssimos os figurinos de Kika Lopes. Eu a minha mãe vimos no Shopping Vila Olímpia. Vocês se lembram que nós tínhamos nos assustado no Shopping Market Place com o custo do ingresso de cinema, como eu sou cliente Itaú e pago meia-entrada no Vila Olímpia resolvemos experimentar, paguei somente R$ 11,00, também não sei se o preço mais acessível foi pelo horário, fomos, como de costume, na primeira sessão, logo após o almoço. No Vila Olímpia também tem uma sala muito cara, além dos filmes 3D, vamos ficar de olho pra não irmos naquela sala porque inclusive a definição que dizem ser melhor eu não concordei.  A imagem de O Palhaço estava belíssima na sala "normal", não há necessidade de pagar mais, até porque esticam muito o filme na tela e perde qualidade da imagem na sala mais cara. Como eu e minha mãe vamos na primeira sessão, tinha algumas pessoas, mas não estava muito cheia a sala. O Palhaço vai estar em cartaz na promoção do Cinemark na segunda, dia 7, por R$ 2,00. Eu e minha mãe ficamos radiantes que O Palhaço está em segundo lugar nas bilheterias brasileiras nessa semana, espero que continue assim ou melhore, o filme é majestoso e pelo ótimo boca a boca deve continuar, assim espero. 




Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Só tem gente boa, deve ser ótimo o filme e com a tua descricao por aqui, melhor ainda.

    Qto ao livro vc vai gostar demais, eu o li num fôlego só, querendo que nao terminasse.

    Só acho que vc nao vai encontrá-lo nos sebos.

    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, quero muito ver!

    Adorei a nova cara do blog! Tá lindo! ( como eu leio pelo reader não vejo o layout!)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita.

    Eu adorei esse filme. Assisti semana passada lá no Bristol (também tem meia entrada com o cartão do Itau).
    Um pouco melancólico mas uma graça!

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita
    o filme ja entrou em cartaz, se der assisto quando voltar a manaus, faz tempoq eu ano vejo o cinema nacional.
    O palhaço parece que ta muito bom mesmo
    BJo

    ResponderExcluir
  5. Estou com muita vontade de ver esse filme, vou assistir. Adoro o Selton Mello. Ontem mesmo assisti parte de uma entrevista dele na Marilia Gabriela. Nao assisti esse do Natal tb nao, quero assistir. Ele tb trabalha nao e? Por que a Marilia pergunta qual dos dois ele gostou mais. Outra coisa que acho legal- ele vem dando chance como produtor, a muitos atores que estavam encostados por ai, sem trabalho. Atores otimos. Isso é que é consciencia de classe e humanidade tb ne?
    Beijos Pedrita.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi umas cenas e a entrevista dos dois pra um programa de TV, achei hilárias as cenas e pretendo assistir.

    ResponderExcluir
  7. fico feliz q vcs tenham gostado desse post. fazia tempo q um post ficava tão animado e logo esse filme q gostei tanto.

    georgia, vou procurar o livro. esse filme vale a pena ter o dvd. é lindo.

    marion, eu mudo muito de layout. adoro mudar. q bom q gostou. e sem querer combinou muito esse layout com esse filme.

    elvira, bom saber q o bristol tb dá desconto a cliente itaú. e q legal q tb viu o palhaço na semana da estreia.

    gammelo, vc vai gostar.

    camille, o selton mello é o diretor de o palhaço e feliz natal. e a ideia do roteiro e parte do roteiro é dele. em feliz natal ele não atua. tb gosto dele procurar grandes atores q estavam sumidos das telas de tv e cinema. o moacyr franco inclusive fez em o palhaço a sua estreia em cinema.

    ruby, vá sim.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!