sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Civilização do Cacau

Assisti ao documentário A Civilização do Cacau (2002) de Rogério Corrêa no Curta!. Esse documentário foi exibido inicialmente na TV Cultura. Agora surgiu esse Canal Independente, atendendo as exigências para as tvs a cabo de terem mais produção brasileira em sua grade. Gostei demais desse documentário. Assim que vi pelo controle remoto que ia passar, me programei para assistir.

A Civilização do Cacau conta como o cacau chegou no Brasil. Ele veio do México. Chegou pela região Norte até encontrar melhor solo na Bahia. Quando posteriormente foi criado o chocolate, ficou altamente rentável e enriqueceu a região. Camila Pitanga faz a narração. Vários produtores, índios, assentados e profissionais do cacau são entrevistados. A edição é ótima, enquanto contam a história, passan aos poucos, separadamente, como o cacau é colhido até ser ensacado para a venda. O processo de secagem é muito parecido com o do café. A produção do cacau passou por períodos de crise , na crise de 29 e mais dois momentos com a chegada do fungo vassoura-de-bruxa. Para superar a região procura não viver só da monocultura. 

Eu conhecia um pouco a história do Cacau pelos livros de Jorge Amado, inclusive a Camila Pitanga declama no documentário alguns trechos de Tocaia Grande e Terras do Sem Fim que li e comentei aqui.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita, ontem estivemos no museu do chocolate em Colônia, com os amiguinhos do Daniel e lá recebemos uma aula sobre o Cacau.

    E agora acho este teu post.
    Tem fotos no FB.

    Vou ver as tuas dicas que vc deixou na Saia Justa, obrigada

    BJao

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana conhecer mais sobre o cacau. Lembrei da novela Renascer que tb fala sobre esse tema.
    Ótimo dia pra vc.
    Big Beijos
    Lulu
    http://www.luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu tb gosto de conhecer um pouco mais sobre o cacau. e chocolate é uma delícia.

      Excluir
  3. Oi Pedrita,
    Eu tenho curiosidade de saber mais...sabemos pouco sobre o cacau!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, os livros do jorge amado ajudam, mas realmente esse documentário traz mais informações.

      Excluir
  4. Vi um pouco, nos fins de semana passa muita coisa nacional na TV paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, agora é lei que tenha mais produção nacional, esses canais surgiram dessa exigência. e achei ótimo pq tem muitos filmes e documentários q podemos conhecer.

      Excluir

Cultura é vida!