quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Kes

Assisti Kes (1969) de Ken Loach no Telecine Cult. Kes é baseado no conto de Barry Hines. Eu sempre reluto em ver filmes com animais porque em geral eles morrem no final. Kes é muito elogiado pela crítica, está na lista dos melhores filmes de muito cineasta, criei coragem e fui ver. É triste, pesado, mas é realmente um filme magnífico, valeu o esforço, mas foi difícil me recuperar depois que terminou.

Billy Casper é nosso protagonista, ele vive uma solidão assustadora. O irmão só o maltrata, a mãe é ausente, está farta dos filhos. Vive como uma mulher solteira. Billy vive sujo, revoltado. Na escola os professores só maltratam, então os alunos fazem sempre o mesmo. Kes é daquela época em que os adultos achavam que a mão firme e a violência educavam e consertavam menores rebeldes. 

A distração do Billy é procurar ninhos na floresta. Ele acha um de um falcão, rouba um livro sobre falcões, ele já tinha sido preso antes pro furto, pega um filhote e começa a amestrá-lo. É linda a relação do Billy com o falcão e imagino o quanto deva ser difícil fazer um filme onde um garoto também precisa ter uma relação de amizade com um animal. Belíssimo filme! Billy é interpretado brilhantemente por David Bradley. Alguns outros do elenco são: Freddie Fletcher, Lynne Perrie, Colin Welland, George Speed, Bernard Atha e Brian Glover.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Tb morro de medo de assistir esses filmes com bichos proque sei que vou desidratar de chorar rs, mas parece muitpo bom mesmo esse ! beijo querida e obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita,
    Já comentei com você, que sou daquelas pessoas que não gostam muito de sair de sua zona de conforto e filmes assim mexem muito comigo...
    Obrigada pelo comentário carinhoso, ontem lá no blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, eu gosto bastante de sair da minha zona de conforto, mas não gosto de ultrapassar demais o limite do suportável.

      Excluir
  3. Ainda não assisti, mas agora fiquei curiosa e logo logo assistirei!

    Aproveito para convidá-la a participar do Primeiro sorteio do blog! Que tal?
    Blog Taata Furtado
    Fanpage
    Youtube

    ResponderExcluir
  4. Ver filmes sobre animais é choro na certa. E esse daí a criança ainda tem uma carinha tão de carente, triste... Aff... Não tenho o cult em casa, para mim o melhor dos telecines
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, esse menino é bem revoltado pela situação que se encontra, é de dar pena.

      Excluir
  5. De fato, é um filme lindo... e muito triste! Me deu vontade de ter um falcão de estimação, hahaha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lê, eu sou muito medrosa de ter um falcão e tb morro de pena do q tenho q fazer para amestrá-lo.

      Excluir
  6. Eu vi esse filme. Nem lembrava do nome.
    Mas a historia da ligação dele com o falcão.
    Sensacional.
    Bom vc me lembrar isso.
    Devo ter visto na TV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é muito bacana a relação do garoto com o falcão, não só o personagem, mas o ator.

      Excluir
  7. Faz tempo que assisti. Também achei um ótimo filme, gosto muito desse diretor, mas é muito pesado e difícil de assistir.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!