domingo, 26 de janeiro de 2014

Cultura, Um Conceito Antropológico

Terminei de ler Cultura, Um Conceito Antropológico (1986) de Roque de Barros Laraia da Zahar. É a 25ª Edição do livro, deve ser muito solicitado por professores. Comprei esse livro virtualmente no Extra, é a primeira vez que compro livros por lá. A diferença de preços era enorme, resolvi arriscar, veio direitinho. Gostei desse livro, é um apanhado inicial sobre antropologia e cultura. Há várias referências bibliográficas para quem quiser aprofundar nos temas. Eu li o livro, não estudei o livro. O livro menciona Murdock: "Os antropólogos sabem de fato o que é cultura, mas divergem na maneira de exteriorizar este conhecimento." Essa é a base do livro. a cultura de cada povo. Antigamente acreditavam que a cultura dependia da genética e hoje o olhar vai para o grupo a que está inserido. Roque de Barros Laraia é um antropólogo que fala de várias comunidades indígenas para mostrar a cultura.
Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Eu estudei esse livro, mas vou te contar, achei ele tão bom que não consigo sentir por ele aquela antipatia que alguns livros de estudo as vezes causam aos estudantes. Acho que ele é o tipo que abre nossa mente e que nos faz pensar e repensar nossa forma de interpretar o mundo. E sim, eu tenho um mega fraco por antropólogos! #ProntoConfessei Acho que conhecer eles me fez uma pessoa menos preconceituosa sabe?

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Legal Pedrita, o livro deve ser bom mesmo. E se aprofundar nesses temas é preciso para entender esse tempo que vivemos. Cultura tem uma abrangencia, o termo. De toda forma, contribuo dizendo que essa cultura contemporanea que vivemos, e que entendemos, é a cultura burguesa, de um tipo X de sociedade e Estado, com influencias de montões de culturas. Desde a Indigena, ate a Euripéia... Enfim, o assunto é vastissimo. Bom que voce leu e pode dar as digas para nos. Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Gostei de estudar antropologia na faculdade, mas este livro nunca foi mencionado. Obrigada pela recomendação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. lê, tb só fui conhecer esse livro agora.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!