sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rugas

Assisti Rugas (2011) de Ignacio Ferreras no Max. Eu já tinha visto que passava essa animação no Max, mas ainda não tinha conseguido ver. É bem melancólico, fiquei bem triste, pode ser que uma pessoa ache esperançoso. Eu não consigo. Começa com um filho impaciente com o pai idoso que é mais lento para as atividades e atrasa os compromissos. O filho e a esposa colocam então esse idoso em um asilo.

Lá os idosos são abandonados, os parentes nem vão visitar. Esse idoso faz um amigo. Rugas é muito bonito, é muito triste, é sobre abandono, falta de dignidade. 

Beijos
Pedrita

8 comentários:

  1. Vou atrás desse filme. quem sabe passa novamente.
    Rugas? Já tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tem passado nesse canal, acho q normalmente durante o dia.

      Excluir
  2. Pedrita, é bem realista. Em muitos casos nao e dao ao trabalho nem de arrumar asilo para os idosos( o que ja considero um desrespeito imenso), na primeira doença que tem. internam em um hospital e nao voltam para buscar. Largando a responsabilidade na mao do Estado. Claro que o governo tinham que estar preparados e nao estão. Mas o triste é saber que a pessoa foi deixada como se fossse um sapato gasto, eu que nao assisto esse filme. Ja vi alguns asilos de perto, tenho muita tristeza de ver isso. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. camille, é verdade, largam nos hospitais. hj é proibido então o hospital aciona a polícia já que é abandono de incapaz. eu tb fico muito triste.

      Excluir
  3. A família da minha mãe é muito atenta a seus idosos, sabe aquelas pessoas que cuidam de seus velhinhos até o fim.... Mas recentemente minha avó teve que recorrer a um asilo porque não tinha condições de cuidar de seus tios, eles não tiveram filhos, já não podiam viver sozinhos e já estavam inclusive com a consciência e saúde bem debilitada, precisavam de cuidado constantes... Foi um problema achar um local que coubesse no bolso dela e que agradasse, ela acabou optando por uma casa católica em uma cidade vizinha a Recife... vez em sempre estamos visitando eles...

    Acho caótica a forma como o Ocidente dialoga com a velhice e com a pequena infância carente... Agradeço a Deus, porque ao menos minha família me ensinou a cuidar de nossos velhinhos.... mas fico triste quando vejo o conjunto da obra da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha família tb. qd não há como, principalmente por problemas da cabeça, aí não tem jeito, mas tem jeito q com a maior facilidade deposita um idoso, paga regularmente, mas desaparece. tb me incomodo muito como o ocidente, principalmente o brasil ignora o idoso. é só ver o desrespeito por onde andamos.

      Excluir
  4. Lembro dessa animação nos Prêmios Goya. Tenho curiosidade e ao mesmo tempo acho difícil ver filmes com esse tema.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!