terça-feira, 26 de agosto de 2014

Getúlio

Assisti Getúlio (2014) de João Jardim na TV Globo. Eu quis muito ver esse filme nos cinemas, mas não consegui. Cheguei até a ir ver que horário passava, mas era um único horário que eu não podia ir. Gostei que a TV Globo já passou o filme em sua programação. A TV Globo quis passar perto do dia 24 de agosto, data que a morte de Getúlio completa 60 anos. Tony Ramos está excelente como Getúlio. É um filme dos últimos dias do presidente. Começa com o atentado a Carlos Lacerda até o suicídio.

O filme está muito bem realizado, a reconstituição de época, dos fatos. Drica Moraes faz a filha. Eu conheço essa parte da história, mas não sabia o quanto Alzira Vargas era uma mulher forte, atuante, braço direito do pai. Ela está sempre com ele. Em uma reunião com militares, ela acaba interferindo e se posicionando de forma contundente. Fiquei curiosa em conhecer a vida dessa mulher. 

O elenco todo é excelente e estão ótimos. Tancredo Neves é interpretado por Michel Bercovitch. Também não sabia que o Tancredo Neves era tão próximo de Getúlio, ele era ministro do governo Vargas, mas também era muito próximo. Também não sabia que Getúlio Vargas tinha escrito a carta de suicídio com tanta antecipação e passado para uma pessoa de muita confiança datilografar, para o redator dos discursos de Vargas. Alguém que guardou o segredo do suicídio. Esse personagem foi interpretado por Fernando Eiras. A esposa de Getúlio foi interpretada por Clarice Abujamra, o filho por Marcelo Médici. O Gregório Fortunato foi interpretado por Thiago Justino

Alexandre Borges interpreta Carlos Lacerda, ele está excelente. Jackson Antunes interpreta Café Filho. O policial que investiga o atentado por Alexandre Nero. Ainda estão no elenco: Daniel Dantas, Murilo Elbas, Leonardo Medeiros, Adriano Garib, Cláudio Tovar, Gilray Coutinho, Luciano Chirolli e Murilo Grossi.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Ouvi muitos elogios sobre a atuação de Tony Ramos.
    Consegui uma cópia em dvd. Desse final de semana não passa.....assisto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não vi. Uma pena.
    Fiquei assistindo "Família Dinossauro" e adormeci.
    Odeio dormir, Pedrita. Odeio mesmo.
    Cada vez tenho mais certeza que é perda de tempo, para mim.
    Quem sabe passa outra vez?

    ResponderExcluir
  3. Tenho ouvido muito falar positivamente do presidente Getúlio Vargas, não só por ter sido um grande político, como também por dizerem que é descendente da localidade mais próxima da terra onde vivo, a freguesia de Pedro Miguel, onde facto conheço várias pessoas que tem apelido de família "Vargas" e de que já falei no meu blogue:
    http://geocrusoe.blogspot.pt/2009/05/freguesias-rurais-do-faial-2-pedro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, getúlio foi um grande ditador. na segunda guerra inicialmente apoiou hitler e enviou vários judeus que chegavam de navio diretamente para a alemanha e para os campos de concentração. feriu a constituição e ficou no poder sem eleições. torturou quem se opôs ao governo. mas era muito popular pelo que fez pelos trabalhadores.

      Excluir
  4. Ah, também quero ver! Assisti à série 'Agosto', no anos 90, que trata do mesmo assunto, mas este filme deve ser igualmente ou até mais impactante.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu vi recentemente a minissérie agosto e li o livro agosto há um tempo. quero ler a biografia do getúlio.

      Excluir
  5. Oi, Pedrita!
    Achei perfeita a atuação do Tony Ramos nesse filme.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, excelente mesmo. e a caracterização incrível.

      Excluir
  6. Não consegui assistir, já estava dormindo... Fiquei morrendo de pena não ficar acordada para ver. Soube que a audiencia foi a menor dos ultimos tempos, acredita! Oh povo brasileiro para não gostar de saber sobre a sua história! acho um absurdo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, foi difícil segurar o sono, até porque é um filme complexo. com muito texto. muito bom. acho que é um pouco complexo para o público da tv aberta. e um pouco denso para o horário que já estamos cansados.

      Excluir
  7. Queria muito ter assistido , mas não consegui, vou alugar.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti o filme para comentar, mas li em alguns sites que o roteiro ameniza a figura de Getúlio, que não se pode esquecer que foi um ditador e que chegou a flertar com o nazismo.

    Como muitos diziam, Getúlio foi "o pai dos pobres e a mãe dos ricos",

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade o filme fala dos últimos dias do getúlio. mas no início fala claramente o que foi. não sei se no filme que passou nos cinemas tinha o texto inicial.

      Excluir

Cultura é vida!