terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Entre Nós

Assisti Entre Nós (2013) de Paulo Morelli no Telecine Premium. Queria muito ver esse filme, mas não consegui ver nos cinemas. Acompanhei várias matérias, entrevistas. É um suspense, mas não da forma como eu imaginava. Não sei se quem assistiu, como eu, desvendou logo o suspense. É mais um filme filosófico que sobre um segredo. Há um segredo, mas são as discussões sobre ele a grande trama do filme. Gostei muito!

Vou falar detalhes do filme: Entre Nós promove vários debates. É um filme que pode ser utilizado em universidades porque promove muitas discussões. A principal é muito atual, sobre diretos autorais. Mas debate ética, interesse. Um personagem diz uma frase no filme que praticamente o sintetiza. Ele diz que alguém só tem sucesso, inclusive financeiro, se fez algo ilegal em algum momento. Entre Nós é muito irônico, inclusive no final, quando o personagem "fracassado" financeiramente, é o único no filme que salva um pequeno inseto da morte. Outra questão impactante é a mudança drástica no moralismo. Uma personagem está enojada com a atitude do marido, até que ele lembra que se ela contar o que ele fez, tanto ela quanto o filho irão perder dinheiro. Aí ela se silencia. O moralismo dela se dilui no momento que a atinge e aos seus interesses.

A trama é muito interessante. 7 amigos muito jovens estão em uma casa no campo. Cada um escreve em um papel sonhos, segredos e desejos e guardam em uma caixa. 10 anos depois eles se encontram para ler o que escreveram. Além das questões citadas, Entre Nós discute o passar o tempo, as frustrações e as mudanças no sonhos e anseios. O quanto na juventude vivemos mais livres, sem amarras e com o tempo tudo fica mais denso ou mesmo frustrante. 

Eu adoro o elenco. Estão todos ótimos: Caio Blat, Carolina Dieckman, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Martha Nowill, Júlio Andrade e Lee Taylor.






Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Parece-me que seria um filme do meu agrado... pena que não deva passar por aqui na ilha

    ResponderExcluir
  2. Perdita, estou viajando e fica difícil acompanhar todas as postagens. Mas vou tentar.
    Vi que o filme tem um bom elenco mas tive impressão que não gostaria de assisti-lo. Além do que não sou fã de filmes nacionais.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pedrita !
    Na época que foi lançado, só ouvi elogios sobre o filme
    Ótimo dia pra você.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. É impossível não elogiar, né Pedrita.

    bjus

    ResponderExcluir

Cultura é vida!