sábado, 13 de junho de 2015

Aula Magna com Stalin

Assisti a peça Aula Magna com Stalin no Centro Cultural Banco do Brasil. A direção, cenografia, tradução e trilha sonora são de William Pereira, excelentes. Amei o espetáculo. Baseado na obra do inglês David Pownall o texto imagina um encontro de Stalin, censor e dois compositores Prokofiev e Shostakóvich. No programa, o diretor conta que desejava montar essa peça há 20 anos, mas não conseguia patrocinadores. Em 2008 se uniu com a produtora Flávia Furtado que também quis montar o texto e foram a luta. Finalmente o Centro Cultural Banco do Brasil percebeu a atualidade e a genialidade do texto e aceitou o desafio. E é fascinante, mas muito angustiante.

E como o texto é atual. Os dois líderes torturam verbalmente os dois músicos que pisam em ovos sobre o que e como podem responder a tantos questionamentos sobre a arte com visões simplistas e desinformadas. Tanto desrespeito ao talento artístico É muito angustiante. Eu tinha lido a biografia de Shostakóvich de Lauro Machado Coelho e queria muito ver o espetáculo. Eu gosto muito dos atores: Jairo Mattos, Felipe Folgosi, Luiz Damaceno e Carlos Palma. Tudo é excelente. Muito bem feitas as cenas dos atores ao piano, parece mesmo que são os compositores geniais tocando. A iluminação é de Caetano Vilela, figurinos de Fábio Namatame. As fotos são de Roberto Setton e Frederico Busch. Aula Magna com Stálin fica em cartaz até o dia 3 de julho e os ingressos custam somente R$ 10,00 e meia-entrada. Precisa comprar com antecedência porque está lotando.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Mostra entrevistas com os músicos durante aquela época?
    Só conheço o Felipe Folgosi, da TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é um texto ficcional inspirado em fatos reais, com personagens reais. a construção do manifesto, a censura.

      Excluir
  2. Os russos são os caras! Sabem problematizar a realidade como nenhum outro povo, talvez pela experiencia com o frio, com a Revolução Russa, com aquilo que deu errado... com essa vida metade na Asia, metade na Europa. A Russia é um universo a parte que se desfolha através da arte! Gostaria de poder ir ver! Quem sabe eles conseguem trazer a Recife!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, stalin foi horroroso. os compositores maravilhosos, mas pela sobrevivência e pressão tiveram que aceitar muitas arbitrariedades.

      Excluir
  3. Bela dica para o final de semana. Adoro o Felipe Folgosi desde que ele fez Sex Appeal e o Jairo Mattos da Barriga de Aluguel.
    Blog de cara nova!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, tb gosto muito desses dois atores e do diretor.

      Excluir

Cultura é vida!