segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Casa, a morada das almas

Fui ver a exposição Casa, a morada das almas no Museu da Casa Brasileira. As fotos são de Zaida Siqueira. A mostra traz fotos e objetos que mostram como são construídas vários tipos de casas, taipas, arbo, pau a pique. Entre as fotos estão pedaços de paredes, para que possamos ver como eram montadas as casas. São 72 fotografias, além dos objetos. Fascinante.

Não é de hoje que o museu faz mostras com tipos de casas, eu falei de outra mostra sobre casas no museu aqui. Nós que estamos acostumados com as residências hoje, que vemos poucas variações de materiais, é muito bom uma exposição que mostre vários tipos de casas e construções. Hoje há um exagero de obras para ficar tudo perfeito, liso, e podemos ver casas que são perfeitas mas em outros conceitos. 

Elas são muito mais frescas que as casas atuais, mas não trazem paredes exageradamente retas, telhados lisos, em compensação trazem um conforto incrível. Eu tive oportunidade de conhecer algumas casas como as que estão fotogradas e são deliciosas de frescor e conforto. Algumas das casas que vi lembrei do cheiro delas, já que o barro traz um cheiro delicioso. Eu gosto muito desse conceito de conforto, da beleza mais rústica do que excessos de obras por raciocínios ilógicos de beleza atuais. Eu visitei a mostra Casa, a morada das almas no último dia.
Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Tendo desejado fazer arquitetura, curso que uma das minhas filhas acabou fazendo, rsrs. eu gostaria de ver esta exposição.

    Beijoca e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, vc ia gostar, eu e meus familiares comentávamos isso. que para quem faz arquitetura e engenharia é fantástico. mas q é bom para as crianças conhecer outras formas de residência fora do q conhecem.

      Excluir
  2. Verdade. O barro tem cheiro.
    E há pacientes com verminoses que comem barro. E comem muito.
    Tratamento fácil. Matou a verme, está curado.
    Vc esta lendo O Iluminado? Não tenho coragem nem de rever o filme.

    Seu filme preferido é Amor no tempo do Cólera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, não sabia que o barro servia para atacar verminoses. achei que comiam pq a verminose dava algum distúrbio, mas não imaginava que atacava os vermes.
      meus filmes preferidos são gritos e sussurros do bergman e lavoura arcaica do luiz fernando carvalho.

      Excluir
  3. Oi Pedrita,
    Que pena que essa exposição acabou, gostaria tanto de ter visitado.

    Boa noite pra vc.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, esse ano tenho ido no fim de alguns eventos. aí não dá pros blogueiros que me visitam irem.

      Excluir
  4. Pedrita obrigada pela visita eu tenho 14 anos, realmente
    o barro tem um cheiro de vida, belas imagens amei.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Bons comentários!