sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

À Meia-Noite Levarei a sua Alma

Fui na exposição À Meia-Noite Levarei a sua Alma no MIS - Museu da Imagem e do Som. Aproveitei que fui no outro evento para ver essa mostra. Amo esse gênero de filmes, infelizmente só vi um do Zé do Caixão, quero ver todos os outros.

Fiquei impressionada com a capacidade do José Mojica Marins, que cria o personagem Zé do Caixão, de colecionar objetos, fotos, filmes de sua obra. É tão raro acharmos informações, imagens de filmes depois da década de 80, mas Zé do Caixão é um excelente guardador, são fitas de vídeo, fotos promocionais, cartazes, vários, de vários filmes, não um só de cada. Admirável para um brasileiro que em geral cuida tão pouco de sua memória. Fiquei mais fã ainda. curadoria e concepção é de André Sturm, baseada na seleção feita por Liz Marins, filha de Mojica, e Marcelo Colaiacovo, guardião e curador do acervo do cineasta. Adorei o termo guardião, é isso mesmo, em um país de pouca memória é imprescindível guardiões de objetos históricos. Poucos objetos são de outros acervos como mãos, rostos, para maquiagem cênica.

Essa foto é do blog Violão, Sardinha e Pão

E a exposição está muito bem montada. O mais incrível é que dá medo. É um labirinto escuro. No final entramos em salas com objetos de cenas de seus filmes, aterrorizador e fascinante. O programa também é lindo, pena não ter achado para colocar a imagem aqui. Vai até 10 de janeiro, terça-feira é grátis, nos outros dias baratinho, R$ 10,00 e meia-entrada.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Hello querida!
    Eu assisti só um filme do Zé do Caixão com o Matheus Nachtergaele é muito bom!

    Beijos, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, o matheus fará o zé do caixão no filme sobre ele. quero ver tb.

      Excluir
  2. Acreditas que nunca assisti um filme do Zé do Caixão. Morro de medo de filmes de terror. Mas impressionante mesmo ele guardar tantos objetos. As pessoas não dão valor e esquecem rápido de tudo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, são difíceis de achar. espero que agora q possa gravar consiga pq acho q devem passar mais de madrugada no canal brasil.

      Excluir
  3. Eu nunca vi um filme dele ais amei a resenha, bom final de semana.
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aquelas unhas dele me incomodam só de olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, li em uma entrevista que ficaram tão grandes que chegou uma hora que teve que cortar um pouco pq estava ficando perigoso. no vídeo ele aparece na abertura da exposição e as unhas estão normais.

      Excluir

Cultura é vida!